Leia o trecho da crônica a seguir escrita por Walcyr Carrasco.
O labirinto dos manuais
Há alguns meses troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora, era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. “Agora eu aprendo”, decidi, folheando as 49 páginas. Já na primeira, tentei executar as funções. Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho.
O manual tentava prever todas as possibilidades.
Virou um labirinto de instruções!
(Walcyr Carrasco, Veja SP, 19.09.2007. Adaptado)
1 – Ao dizer que “estava prestes a roer o aparelho”, o efeito produzido pelo texto é de *
1 ponto
a) ironia, pois na verdade o narrador não pretende fazer nada disso e está apenas exagerando na expressão usada na crônica.
b) hipérbole, pois o narrador exagera na explicação do que aconteceu após ler o manual, uma vez que um manual não causa esse efeito.
c) comparação, pois o aparelho corresponde exatamente ao que se espera descrito no manual de instruções do celular.
d) humor, pois há uma quebra de expectativa por não esperarmos que ele tenha essa reação depois de ler um simples manual de instruções.
Leia este outro trecho da crônica escrita por Walcyr Carrasco.
O labirinto dos manuais
Na semana seguinte, tentei baixar o som da campainha. Só aumentava. Buscava o vibracall, não achava. Era só alguém me chamar e todo mundo em torno saía correndo, pensando que era o alarme de incêndio! Quem me salvou foi um motorista de táxi.
— Manual só confunde – disse didaticamente. – Dá uma de curioso.
Insisti e finalmente descobri que estava no vibracall há meses! O único problema é que agora não consigo botar a campainha de volta!
(Walcyr Carrasco, Veja SP, 19.09.2007. Adaptado)
2 – Ainda acerca da crônica, pode-se afirmar que ela é *
1 ponto
a) marcada pela brevidade e narra fatos em ordem cronológica, pois inspira-se em fatos narrados em notícias e observações cotidianas.
b) não é marcada pela brevidade, mas narra fatos em ordem cronológica, pois está relacionada à observação do tempo e por isso se chama crônica.
c) marcada pela brevidade e narra fatos em ordem anacrônica, pois não tem nenhuma relação com o tempo.
d) não é marcada pela brevidade e narra ficções científicas, pois não tem relação com a realidade retratada nos jornais.
me ajudem pfvr!!
Respostas
Resposta:
1 d) humor, pois há uma quebra de expectativa por não esperarmos que ele tenha essa reação depois de ler um simples manual de instruções.
2 a) marcada pela brevidade e narra fatos em ordem cronológica, pois inspira-se em fatos narrados em notícias e observações cotidianas.
Explicação:
CONFIA
As alternativas corretas são 1 - D, 2 - A.
Ocorre no trecho “estava prestes a roer o aparelho” existe a presença de um humor em que ocorre uma quebra de expectativas das coisas que já foram ditas anteriormente e onde não se espera a reação do sujeito diante da leitura de um manual.
Nas narrativas de Walcyr Carrasco é comum o uso do humor como quebra de expectativas.
A crônica é narrada em ordem cronológica com a apresentação de fatos que decorrem de certas ações e que são inspirados em observações cotidianas. Ela ainda é breve com a narração de um evento.
Leia mais sobre em: https://brainly.com.br/tarefa/7057653
Espero ter ajudado.