• Matéria: Sociologia
  • Autor: ferreiramariagat46
  • Perguntado 4 anos atrás

1) “É preciso assinalar que, uma vez começada a sociedade, as relações já estabelecidas entre os homens exigiam deles qualidades diferentes das que eles possuíam em sua condição primitiva; que, começando a moralidade a introduzir-se nas ações humanas, e sendo cada qual, antes das leis, o único juiz e vingador das ofensas recebidas, a bondade conveniente ao estado natural puro não mais convinha à nascente sociedade; que se fazia preciso que as punições se tornassem mais severas, à medida que as oportunidades de ofender aumentavam de frequência; e que, devido ao terror da vingança, se fazia necessário o freio das leis.” (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os homens. In: OLIVEIRA, P. S. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2011, p. 36). Com base na afirmação de Jean-Jacques Rousseau e nos conhecimentos sobre as teorias sociais do período iluminista, assinale o que for CORRETO. *
10 pontos
As teorias sociais iluministas visavam combater o Estado absolutista a partir de princípios racionais.
A manutenção dos direitos individuais na sociedade civil implica a subordinação do indivíduo ao estado de direito.
O contrato ou o pacto social é uma atribuição da realidade divina, a partir da qual a autoridade do governante é regulada.
Para Rousseau, o estado de vida pré-contratual e social não é violento ou bárbaro.
Os conflitos e as desigualdades sociais são inerentes ao corpo político, cujo surgimento é posterior ao estado de natureza.

Respostas

respondido por: Danas
6

Com base na afirmação de Jean-Jacques Rousseau e nos conhecimentos sobre as teorias sociais do período iluminista, a alternativa correta é:

B) A manutenção dos direitos individuais na sociedade civil implica a subordinação do indivíduo ao estado de direito.

As teorias sociais iluministas tinham a função de por a razão acima da religião, não tinha um embate direto com os Estados absolutistas, a sua luta era principalmente contra a igreja.

O contrato social, para Rousseau não tina nada haver com o divino, e sim a legitimidade de um Estado de governar uma população.

Ele via o contrato social como uma forma de manter os direitos individuais preservados, por isso ele entendia que a subordinação do individuo ao estado de direito era necessário.

Espero ter ajudado!


pedrohenriquetop4567: tá certo ?
ferreiramariagat46: Obrigado!!
Perguntas similares