Os fusos são divididos de forma i qual pelo planeta, porém alguns países por seu grande tamanho acabam contendo vários fusos horários diferentes. Qual seria o transtorno gerado para um Estado manter mais de um Fuso Horários em seu território?
Respostas
Resposta:
O fuso horário mundial impacta até mesmo antes da viagem. Você já percebeu que a quantidade de horas de um voo para um país que tem fuso horário diferente do nosso pode ser de 5 horas e na volta 7 horas sendo que a distância percorrida pelo avião é a mesma?
Na ida você sai do Brasil às 12 h e chega no país às 17 h. Na volta você sai do país às 12 h e chega no Brasil às 19 h.
“Isso acontece porque a passagem aérea já considera o horário de chegada do país de destino que é totalmente impactado pelo fuso horário.”
Vamos abordar aqui nesse artigo informações como essa, além de trazer informações sobre quais são os fusos horários do Brasil, os fusos horários de outros países do mundo, além de informações sobre o que é o fuso horário GMT.
Também vamos trazer informações sobre o impacto do horário de verão, como calcular o fuso horário durante uma viagem, entre outras informações para ajudar os viajantes.
O que é e como surgiu o fuso horário
O fuso horário é a forma como os horários foram divididos pelo mundo considerando a forma redonda da terra, o movimento de rotação e o interesse de cada país.
Ao todo foram estabelecidos 24 horários com intervalos de 1 hora para considerar uma rotação completa do planeta até completar 360 graus e finalizar um giro completo.
Antes de existirem os fusos horários, cada viajante era obrigado a acertar seus relógios conforme o sol do meio-dia, que variava muito caso o viajante fosse para várias cidades em pouco tempo.
“Já pensou ter de acertar os relógios toda vez que você visitar outra cidade? Você sair de São Paulo às 14 h e ter de acertar o relógio para 14:15 h quando chegar no Rio de Janeiro?”
O estabelecimento de fusos horários não é muito antigo. Ele foi estabelecido a partir de 1884, na Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, nos Estados Unidos, e desde então aprovado pelos países.
Explicação: