• Matéria: Sociologia
  • Autor: silviodomingos
  • Perguntado 4 anos atrás

A cultura pode determinar um comportamento social? Em uma sociedade onde deveria predominar a racionalidade, todos os comportamentos são fundamentados em razão lógica e com uma finalidade específica? Ou seja, agimos de forma pensada com o objetivo claro do que queremos com nossas ações? Um dos pensadores mais importantes na formação da Sociologia como ciência, um dos seus principais clássicos, foi Max Weber. O pensador alemão do final do Século XIX e início do Século XX, desenvolveu suas teses a partir da indagação entre a ação observada pelos cientistas sociais e o sentido que as pessoas que são observadas dão a sua ação. A questão é simples, ver o outro agir não é entender o que dá sentido à sua ação. O que motiva ao comportamento não se resume no comportamento em si. E para ele, Weber, a Sociologia deveria buscar a compreensão deste sentido da ação.
Desta forma, o que ele buscava compreender na análise da sociedade.? Assinale a alternativa correta em relação às bases do pensamento de Weber.​

Alternativas
Alternativa 1:
Crítico da razão, considerava a necessidade constante de pensamento fundado na imparcialidade. Para ele, todo o comportamento é regido por uma lógica científica e não se deixa levar pelas emoções.

Alternativa 2:
Weber detinha-se exclusivamente a observar o comportamento social. Não considerava como válida nenhuma análise cultural ou de valor que orientasse o comportamento das pessoas envolvidas nas relações sociais.

Alternativa 3:
Para o pensador alemão, toda a relação entre duas ou mais pessoas pode ser estabelecida em modelos e valores que dão sentido ao comportamento. Ele considerava relevante entender não somente o fato, mas o sentido que orienta a ação.

Alternativa 4:
A busca de Weber pela compreensão da vida social é uma constante. Ele deteve a análise exclusiva dos fenômenos descritos e abriu mão de qualquer compreensão de valor subjetivo, pessoal, cultural ou que exigisse uma compreensão de princípios morais.

Alternativa 5:
Como Marx, seu parceiro de produção teórica, Weber discutiu as relações de produção da vida material. A compreensão das forças produtivas e da luta de classes como motor da história. A única diferença com o seu parceiro de produção, é que Weber foi um árduo defensor do capitalismo.


Emanuelolimpio: Alternativa 3

Respostas

respondido por: niltonste
6

Resposta: 3

Explicação:

Perguntas similares