Urgenteeeeeeee me ajude
1-Por que estudar os vírus?
2-Quais as principais características gerais dos vírus?
3-Os vírus não são considerados seres vivos! Justifique essa
afirmação.
4-Quais são as diferentes portas de entrada e disseminação que
os vírus podem utilizar para entrar no organismo hospedeiro?
Dê exemplos.
5-O que são métodos diretos e indiretos para detecção de vírus?
Dê exemplos de cada e suas aplicações?
6-Por que o Brasil está fortemente propenso ao surgimento
e circulação de viroses tais como Dengue, Febre Amarela,
Chikungunya, Zika SARS-Cov2?
Respostas
Resposta:
1- O estudo dos vírus constitui, a mais significativa base da maior parte do aumento do moderno conhecimento científico nas áreas da Biologia, em que se incluem em geral a Biologia Molecular e a Genética e em particular as aplicações das Ciências da Vida.
2- Os vírus são organismos que não possuem célula e não são capazes de reproduzir-se sozinhos. Por essa razão, alguns pesquisadores não os consideram seres vivos. Causadores de inúmeras doenças, os vírus são muito temidos por todos.
3- vírus não são seres vivos porque não se reproduzem sozinhos – precisam de um hospedeiro para isso – e não têm metabolismo próprio. Na prática, isso significa que os vírus até podem sobreviver sem uma célula hospedeira, mas não conseguem produzir proteínas a partir de seu material genético. E isso impossibilita a reprodução independente para eles.
4- Os vírus podem adentrar no corpo pelas áreas vulneráveis, como olhos, boca, nariz, ouvidos, pênis, vagina e anus, algumas áreas são mais comuns que outras, como o nariz e boca por exemplo, são as áreas mais comuns de infecção, devido a constante entrada e saída de substâncias. Os vírus conseguem entrar nessas áreas devido ao fato de serem permeáveis, diferente da pele integra que não é permeável, impedindo assim a entrada de vírus bactérias e fungos. Se a pele estiver lecionada os vírus podem entrar no corpo por ela.