Os tecidos vegetais podem ser divididos em dois grandes grupos: tecidos meristemáticos e tecidos adultos. Os meristemas são tecidos constituídos por células indiferenciadas e com grande capacidade de divisão celular (por mitose). Em decorrência do crescimento e desenvolvimento da planta, os tecidos meristemáticos passam a se diferenciar originando os tecidos adultos, com funções específicas, como os de revestimento, preenchimento, sustentação e condução da seiva. Com base nestas informações e no estudo realizado sobre os tecidos vegetais, analise as assertivas a seguir: I. O parênquima é um tecido de sustentação em vegetais, caracterizado por parede celular secundária, com ou sem lignificação e protoplastos vivos, ausentes na maturidade. II. Um tecido totipotente é o colênquima com capacidade de se diferenciar em qualquer outro tecido da planta, de acordo com o órgão e ambiente. III. Quando os tecidos do felogênio se desenvolvem em regiões com estômatos, formam-se lenticelas, que são regiões lacunosas na superfície do súber de caules. É incorreto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
III esta correta pg 43 à 60
Explicação:
Felogênio
É o meristema que origina a periderme, ao apresentar apenas um tipo de célula
inicial, posicionada paralelamente a circunferência do órgão. O felogênio é constituído de células derivadas para dentro, conhecidas como felodermes; as células
derivadas para fora são denominadas de súber ou de felema. A feloderme possui
células vivas na maturidade, semelhantes às parenquimáticas, enquanto o súber
possui células mortas, com conteúdo e substâncias celulares (tecido compacto).
Quando esses tecidos do felogênio desenvolvem-se em regiões com estômatos, encontramos as lenticelas, que possibilitam que muito mais células desenvolvam-se para região exterior do que para a interior.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás