Respostas
Em 1870, quando a França foi derrotada na Batalha de Sedan, perdeu para a Alemanha as províncias da Alsácia-Lorena. Surgia, então, um clima nacionalista de revolta, o revanchismo francês.
O chanceler Otto Von Bismarck falsificou a situação de conflito entre França e Prússia, modificando o texto de um despacho de Guilherme I ao embaixador francês. Recebido como uma afronta à França, tornou-se motivo da declaração de guerra de Napoleão III.
Os Estados do sul que compunham a antiga Confederação Germânica uniram-se aos Estados do norte, vencendo a França na Batalha de Sedan e concluindo o processo de unificação.
Tratado com desprezo aos franceses, em janeiro de 1871, foi formado na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes o Segundo Reick (domínio) Alemão – o Primeiro fora o Sacro Império Romano-Germânico.
A Alemanha, por sua vez, conseguiu os territórios da Alsácia e da Lorena, pelo Tratado de Frankfurt, e ainda obteve uma indenização de cinco bilhões de francos.
Essa coleção de acontecimentos excitou o sentimento de revanchismo francês, informação importante para a compreensão dos fatos ocorridos na Europa, no final século XIX e início do século XX.
A rivalidade inglesa em relação à alemã teve suas origens no crescimento industrial alemão, que colocava em risco a superioridade econômica da Inglaterra, e na imposição dos alemães para a nova divisão das áreas coloniais.
Os países europeus destinavam parte de seu orçamento aos equipamentos bélicos, transformando o continente em um palco militar, sendo esse período conhecido como Paz Armada.
Durante o mesmo, o clima de tensão fez com que potências europeias formassem tratados de aliança. Assim, os governos das grandes potências firmaram tratados entre si, com o objetivo de somar forças para enfrentar os rivais.
Depois de muitas negociações e tratados bilaterais, a Europa em 1907 ficou dividida em dois grandes blocos:
• Tríplice Aliança – formada inicialmente por Alemanha, Áustria e Itália.
• Tríplice Entente – formada inicialmente por Inglaterra, França e Rússia.
Sendo que as alianças originais sofreram alterações e, conforme seus interesses, algumas forças acabaram mudando de lado. Exemplo disso foi o governo da Itália que, em 1905 passou para o lado da Entente por ter recebido a promessa de compensações territoriais (Províncias Irredentas).
Resposta:
1- A Tríplice Aliança (Império Alemão; Reino da Itália e Império Austro-Húngaro)
2- A Tríplice Entente (Grã Bretanha; Império Russo e França)