• Matéria: Física
  • Autor: Asc3456
  • Perguntado 4 anos atrás

Sabemos que o voo propulsionado pode ser explicado atraves da atuação
de forças mecânicas. Discorra, utilizando-se das Leis de Newton, sobre como um beija-flor consegue alcançar voo, manter-se parado no ar, desenvolver um voo preciso projetando-se para trás e como consegue pousar. Utilize argumentos fısico-conceituais, esquemas (desenhos) que representem as forças que atuam, e como elas variam em
cada situação, além de argumentos e expressões fisico-matematicas que sustentem sua explicação.


CaioBarbosa23: vou desenhar
CaioBarbosa23: sou péssimo em desenho kk, vou ficar te devendo

Respostas

respondido por: CaioBarbosa23
2

Explicação:

Beija-flor:

Para o caso do beija-flor levantando voo, vamos ter duas forças atuando sobre ele, desprezando os efeitos do ar...

teremos a força peso, a qual puxa o pássaro para baixo e a força que ele faz sobre ele mesmo, impulsionando-o para cima, ao atingir o equilíbrio temos que a força que ele faz sobre ele mesmo possui o mesmo módulo da força peso, para quando ele está descendo, a força peso vai ser maior do que a força que ele faz sobre ele mesmo, podendo chegar a 0 essa força.

Tendo como base sempre a primeira e a segunda lei de newton e levando em consideração que o pássaro não faz nenhuma outra força, apenas para cima e para baixo.

Avião:

Já no caso do avião, a força exercida por ele será sempre obliqua para cima, enquanto a força peso será sempre vertical para baixo. nesse caso, fazendo a decomposição do vetor obliquo, temos que a Fy= P e a Fx é o que o impulsiona para frente. é impossível um avião entrar em repouso pois nenhuma força atua impulsionando para cima. Diferentemente do helicóptero.

Espero ter ajudado amigo, vou ficar te devendo os desenhos kk... !

Para o meu raciocinio usei como base a primeira e a segunda lei de newton:

1º- R = 0

2º- R = m.a

Lembrando que a força resultante não é considerado uma força física, mas sim imaginaria.

Perguntas similares