Respostas
Resposta: O Quinto Sol era o mundo em que viviam os astecas. ... Os astecas se consideravam o "Povo do Sol" e, portanto, seu dever era para nutrir o dom de Deus através de oferendas e sacrifícios de sangue. Na falta de fazer isso teria causado o fim do seu mundo, o desaparecimento do sol no céu.
Resposta:
No quinto sol, tudo era negro e morto. Os deuses se reuniram em Teotihuacán para discutir a quem caberia a missão de criar o mundo, tarefa que exigia que um deles teria que se jogar dentro de uma fogueira.
Explicação:
Quinto Sol (chamado Movimento 4) é governado por Tonatiuh, o deus do sol. Este quinto sol é caracterizado pelo sinal Ollin, que significa movimento. De acordo com as crenças astecas, isso indicava que este mundo chegaria ao fim através de terremotos, e todas as pessoas serão comidas por monstros do céu.
Os astecas se consideravam "o Povo do Sol" e, portanto, seu dever era nutrir o deus do Sol através de ofertas e sacrifícios de sangue. Não fazer isso causaria o fim de seu mundo e o desaparecimento do sol do céu.
Uma versão desse mito está registrada na famosa Pedra do Calendário Asteca, uma escultura colossal de pedra cujas imagens se referiam a uma versão deste conto da criação ligada à história asteca.
Fontes:
Adams REW. 1991. Mesoamérica pré-histórica. Terceira edição. Norman: University of Oklahoma Press.
Berdan FF. 2014. Arqueologia e Etno-História Asteca. Nova York: Cambridge University Press.
Leia KA. 1986. O momento fugaz: cosmogonia, escatologia e ética na religião e sociedade asteca. O Jornal de Ética Religiosa 14(1):113-138.
Smith ME. 2013. Os astecas. Oxford: Wiley-Blackwell.
Taube KA. 1993. Mitos astecas e maias. Quarta edição. Austin: University of Texas Press.
Van Tuerenhout DR. 2005. Os astecas. Novas perspectivas. Santa Barbara, Califórnia: ABC-CLIO Inc.