Sobre o processo de independência das treze colônias inglesas, podemos afirmar as seguintes considerações, EXCETO:
a) Contou com a influência das ideias iluministas que questionavam as formas de poder existentes, além de divulgar ideais de liberdade.
b) Estabeleceu, no final do movimento, uma nova nação republicana e federalista, mas ainda com características econômicas e sociais bem distintas entre o norte e o sul.
c) Não trouxe mudanças significativas para os escravos tendo em vista que esta forma de trabalho fora mantida mesmo depois da independência, em 1776.
d) Enquanto a Inglaterra buscava limitar a liberdade econômica dos colonos, chegavam à América ideias revolucionárias do liberalismo, desenvolvidas pelos pensadores iluministas.
e) Teve amplo apoio da Espanha que inclusive liderou o movimento de emancipação política nas treze colônias, quando estas se enfraqueceram durante a guerra contra a Inglaterra.
Respostas
Resposta:
letra a
Explicação:
a independência dos EUA, porém não houve a liderança espanhola no processo de emancipação norte-americano.
O processo de independência das Treze Colônias teve como base as ideias iluministas, principalmente das ideias do liberalismo político de John Locke, e contou com a ajuda indireta de alguns países, como por exemplo, da Espanha. Portanto, a consideração que não podemos afirmar sobre essa questão está expressa na letra E).
Independência das Treze Colônias
Durante o processo de emancipação política das Treze Colônias, os colonos receberam a ajuda de diversos países, como por exemplo a Espanha, porém, essa ajuda foi indireta, e não houve nenhum tipo de liderança espanhola no movimento.
A Espanha auxiliou os colonos norte-americanos através do envio de armas, mantimentos, cobertores e empréstimos para o exército emancipacionista.
Saiba mais sobre "Independência das Treze Colônias" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5196442
#SPJ2