• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o texto abaixo.
Era apenas um umbu1

Em plena segunda-feira, andava ainda um pouco sonolenta pela feira pública de Parelhas e enquanto caminhava por entre barracas de vendas, ouvia aquela gritaria indefinida. Cada feirante tentava anunciar seus produtos com um grito mais alto! Em meio à mistura de ruídos, um som me chamava a atenção e me perseguia, mas logo se misturava aos outros, pois, a cada passo dado, mais ofertas eram anunciadas. Mas uma inquietação me provocava a voltar àquela “voz” inicial. O som e a imagem do feirante vinham à minha mente. [...]

O dono do grito que me inquietou era um homem alto, magro, com um sincero olhar de cansado, seu José, foi chamado assim por uma senhora que acabava de sair. Logo passei a observar aqueles lindos umbus ali expostos e acabei comprando. Pareciam pérolas em minhas mãos. Os umbus são uma delícia regional de nossa simples, porém querida cidade. Felicidade era o que eu sentia só por tê-los comprado, bem verdes e docinhos, chegavam a rachar a casca. A cada mordida, parecia que eu comia um pouco do doce de minha terra, da simplicidade do meu povo, da humildade de nossas casas, das nossas inúmeras belezas e variedades culturais. [...] Meu pensamento me levava a contemplar a imagem do umbuzeiro, aquela árvore de pequeno porte, de grandiosa beleza, merecedora de destaque na exuberante serra do Boqueirão, uma das nossas principais belezas naturais.

Naquele momento estava tomada por alegria sem tamanho, por ter esperado ansiosamente, como boa nordestina, o período de chuva, em meio a tanta seca, só para ver o umbuzeiro frutificar. Eu agora me deliciava com seus frutos, o que fiz sem nem esperar chegar em casa. Levantei-me daquela calçada pública, agora histórica não só para mim, mas para todos que por ela já passaram [...].

E finalmente voltei para casa, saciada, agradecendo a Deus tamanha felicidade, contida apenas em um umbu!

*Vocabulário:

1umbu: fruto típico do agreste e caatinga.

Sousa, Yasmin. F. S. Era apenas um umbu. In: Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o futuro. Textos finalistas, 2016. Fragmento. (P090337I7_SUP)

Infere-se desse texto que a narradora

deseja trabalhar na feira.

não costuma dormir bem.

não gosta de barulho alto.

sente orgulho de sua cidade.
ESCOLHER UMA ALTERNATIVA OBG


Anônimo: tenho que parar de ser iludida
Anônimo: vou voltar para o meu dom sabe qual??
Anônimo: qualllllllll??
Anônimo: ..........
Anônimo: vou ir dormirrrrrr okkk
Anônimo: ate
Anônimo: tchau te amanhã
Anônimo: fuiiiiiii
Anônimo: bjs obrigada por estar comigo
Anônimo: oi migaaa

Respostas

respondido por: malumenezesoli
7

D) sente orgulho de sua cidade

respondido por: yuri14rodrigues
8

Podemos inferir deste texto que a narradora personagem sente um certo orgulho da sua cidade e dos aspectos que ela possui (alternativa D).

O texto "Era apenas um umbu" conta a história de um dia em que a narradora saiu pela feira pública de sua cidade, onde muitos feirantes gritavam cada vez mais alto para atrair os clientes.

Até que em um certo momento, um feirante que estava gritando chamou a sua atenção. Ele estava vendendo alguns umbus (frutas típicas do agreste).

Quando a narradora comprou, ficou extremamente feliz com o local onde ela morava, que poderia prover frutas como aquela.

mais em https://brainly.com.br/tarefa/20758328

Anexos:
Perguntas similares