• Matéria: História
  • Autor: LivianMalvao
  • Perguntado 9 anos atrás

Qual a relação entre a Ditadura militar e a Guerra fria? (Palavra-chave: Lógica bipolar)


LivianMalvao: Preciso para ontem!!!

Respostas

respondido por: Anônimo
224
A guerra fria, após a 2º guerra mundial, instaurou uma lógica bipolar mundial em que Estados Unidos e União Soviética investiam em áreas de influência para tentar convencer o mundo de que seus sistemas antagônicos eram os melhores: o capitalismo com o EUA, e a URSS com o socialismo. Nessa nova lógica, os Estados Unidos apoiaram várias ditaduras na América Latina (inclusive Brasil), temendo que um governo socialista se instaurasse. Tanto é que, no dia do golpe, alguns militares americanos estavam presentes pra tentar garantir que o novo governo tomasse posse.

LivianMalvao: Mt obrigada!!
respondido por: EduardoPLopes
86

A Ditadura Militar se relaciona com a Guerra Fria como um de seus eventos mais comuns, sendo o Golpe justificado pela "defesa" do Brasil contra a "ameaça comunista".

Na época o mundo estava profundamente ideologicamente dividido. De um lado estavam aqueles que apoiavam o modelo econômico estadunidense, o capitalismo, e de outro os apoiadores do modelo soviético, o socialismo. No meio dos dois havia uma série de movimentos e inclinações políticas diferentes, que iam mais para um lado ou para o outro.

Os Estados Unidos, que temiam que a Revolução Cubana se espalhasse para a América do Sul - além das elites locais, que temiam perder o seu poder - se unem e estabelecem regimes militares anti-comunistas em todo o continente, sendo os vinte anos de ditadura no Brasil, com os milhares de torturados ,desaparecidos e mortos, nada mais que a adesão ao sistema estadunidense no auge do conflito.

Mais sobre a Ditadura Militar em:

https://brainly.com.br/tarefa/2949983

Anexos:
Perguntas similares