Dom Casmurro
CAPÍTULO II - DO LIVRO
Agora que expliquei o título, passo a escrever o livro. Antes disso, porém, digamos os motivos que me põem a pena na mão.
Vivo só, com um criado. [...] Tenho chacarinha, flores, legume, uma casuarina, um poço e lavadouro. Uso louça velha e mobília velha. Enfim, agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é pacata, com a exterior, que é ruidosa. [...]
Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra coisa. A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei; [...]. Em verdade, pouco apareço e menos falo. Distrações raras. O mais do tempo é gasto em hortar, jardinar e ler; como bem e não durmo mal.
Ora, como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também. Quis variar, e lembrou-me escrever um livro. Jurisprudência, filosofia e política acudiram-me, mas não me acudiram as forças necessárias. [...] Foi então que os bustos pintados nas paredes entraram a falar-me e a dizer-me que, uma vez que eles não alcançavam reconstituir-me os tempos idos, pegasse da pena e contasse alguns. Talvez a narração me desse a ilusão, e as sombras viessem perpassar ligeiras, como ao poeta [...].
Fiquei tão alegre com esta idéia, que ainda agora me treme a pena na mão. Sim, Nero, Augusto, Massinissa, e tu, grande César, que me incitas a fazer os meus comentários, agradeço-vos o conselho, e vou deitar ao papel as reminiscências que me vierem vindo. Deste modo, viverei o que vivi, e assentarei a mão para alguma obra de maior tomo. Eia, comecemos a evocação por uma célebre tarde de novembro, que nunca me esqueceu. Tive outras muitas, melhores, e piores, mas aquela nunca se me apagou do espírito. É o que vais entender, lendo. [...]
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. In:______. Obras Completas de Machado de Assis. v. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 1-2. Fragmento. Mantida a ortografia original do texto. (P110459I7_SUP)
Qual trecho desse texto apresenta o fato que motiva a narrativa?
“Tenho chacarinha, flores, legume, uma casuarina, um poço e lavadouro.”. (2º parágrafo)
“Uso louça velha e mobília velha.”. (2º parágrafo)
“Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra coisa.”. (3º parágrafo)
“Quis variar, e lembrou-me escrever um livro.”. (4º parágrafo)
“É o que vais entender, lendo.”. (5º parágrafo)
Respostas
respondido por:
74
Resposta:
Eu coloquei a C) “Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra coisa.”. (3º parágrafo).
Explicação:
jenmillypereira2013:
obgd
respondido por:
1
Resposta:
alternativa: D)
Explicação:
“Quis variar, e lembrou-me escrever um livro.”.
escrever um livro motiva a ?
narrativa :)
denada
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás