Partindo do significado de ethos como costume e como hábito, podemos observar que a dimensão ética faz apelo à práxis, pois sua existência diz respeito à responsabilidade de cada um e essa se constitui no seu horizonte fundamental.
Ainda segundo o conteúdo das duas primeiras aulas, a ética se torna cada vez mais dinâmica exatamente porque propõe o questionamento da moral na cultura, fazendo-se assim como um constante desafio, pois se consolida como um ato de pensar a capacidade dos homens de instituírem seu ethos.
Nesse sentido, vale destacar aqui o pensamento de Henrique Cláudio de Lima Vaz, para quem “A experiência primeira do ethos revela uma estrutura dual característica e constitutiva: o ethos é, inseparavelmente, social e individual. É uma realidade sócia histórica. Mas só existe, concretamente, na práxis dos indivíduos; e é essa práxis que deixa seus traços nos documentos e testemunhos que nos permitem o acesso à fisionomia própria de um determinado ethos histórico.” (Escritos de Filosofia IV – Introdução à ética filosófica 1. 2ª edição - São Paulo, SP: Loyola, 2002, p. 38)
Além disso, podemos salientar compreensões propostas por inúmeros pensadores que acentuam as relações entre moral e ética e ao mesmo tempo as distinções entre ambas. Segundo tais autores – ver, por exemplo, “O porquê da ética” (MO SUNG, Jung e SILVA, Josué C. da. Conversando sobre ética e sociedade. 16ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009) - a ética está ligada à condição humana, principalmente porque sempre nos perguntamos sobre as possibilidades das nossas ações e os motivos delas.
Tal reflexão destaca também o fato de vivenciarmos conflitos e questionamentos resultantes das escolhas que fazemos, sobretudo, pelo fato de colocarmos sempre em discussão o que é de interesse pessoal e aquilo que expressa interesse coletivo. Sendo assim, é sempre possível falarmos e/ou considerarmos a (des)construção sistemática e intensa de uma “consciência ética” que se expressa no modo como conduzimos nossa existência.
A partir de tais colocações, apresente suas compreensões acerca dos significados de ética, destacando primordialmente sua característica de algo social e individual, favorecendo assim o questionamento sobre as ações do homem como sujeito da e na cultura, não como puro reflexo dessa, mas como capaz de perguntar e reavaliar constantemente seu modo de ser no mundo, como também e reconhecer a presença do outro.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
as alternativas não tem
abc556:
É uma atividade dissertativa ;)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás