(PUC-Campinas/ADAPTADO) Após um grande período de desenvolvimento econômico, social e cultural, as Guerras Médicas influenciaram negativamente no desenvolvimento grego. A decadência da Grécia, que teve início a partir do século IV a.C se estendeu até o domínio macedônico sobre esse território é explicada, entre outros fatores, pela *
1 ponto
a) A decadência da Grécia Clássica pode ser explicada pela ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados que passaram a competir entre si pela influência sobre as demais cidades que englobavam o território grego.
b) A decadência da Grécia Clássica pode ser compreendida em decorrência da invasão dos cretenses na cidade de Tróia e pela destruição da civilização micênica e, consequentemente, a diminuição de poder militar das grandes cidades-Estado gregas.
c) A decadência da Grécia Clássica só pode ser entendida mediante a análise da evolução da pólis que colaborou para o desenvolvimento do ideal da democracia na região do Peloponeso em contrapartida ao sistema aristocrático aplicado nas demais polis.
d) A organização social das cidades-estados de Atenas e Esparta, estruturada no trabalho escravo dos indivíduos oriundos da Messênia que, se a princípio foram bem recebidos e trabalharam em igualdade, começaram constantes revoltas por sua condição de escravos.
(UFRN/ADAPTADO) Felipe II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho, Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o império em direção à Ásia, chegando até a Índia. Na perspectiva histórica, a obra de Alexandre e de seus sucessores imediatos foi importante, e até recebeu um nome em particular, o helenismo, porque: *
1 ponto
a) substituiu a visão mística do mundo, presente nos povos orientais, pelo reconhecimento intelectual proveniente da razão e do raciocínio lógico. Assim o domínio grego acabou com as teocracias absolutistas em vigor no mundo oriental.
b) favoreceu a difusão do modelo político das cidades-Estados da Grécia pelas regiões conquistadas no Oriente, estimulando um governo fundamentado na liberdade e na democracia, permitindo assim o desenvolvimento de governos municipais e em defesa da autogestão das cidades.
c) suplantou o poder despótico predominante nos grandes impérios orientais, os quais atribuíam aos governantes uma origem divina e passou a divulgar a ideia da democracia em vigor em Atenas defendendo que o governante só poderia exercer o poder mediante ao voto popular.
d) possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas expandiram-se para o Ocidente. E com isso criou um movimento cultural inovador, chamado de helenismo.
.
Respostas
Resposta: 1) A 2) D
Explicação:
1) A própria organização política da Grécia, organizada em cidades-Estado, contribuiu para o aumento da rivalidade interna dessa civilização.
2) Enquanto o helenismo propiciou uma difusão da cultura grega para o oriente, ele também simbolizou uma rica troca de culturas orientais e ocidentais.
Resposta:
1-a) A decadência da Grécia Clássica pode ser explicada pela ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados que passaram a competir entre si pela influência sobre as demais cidades que englobavam o território grego.
2-d) possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas expandiram-se para o Ocidente. E com isso criou um movimento cultural inovador, chamado de helenismo.