Diversos monarcas traziam para as suas cortes filósofos e seus livros, copiando os franceses, símbolo máximo dessas ideias. Frederico II na Prússia, Catarina II na Rússia, José II na Áustria, o ministro Aranda na Espanha e o ministro Pombal em Portugal são exemplos do despotismo esclarecido. Sobre o Despotismo esclarecido é correto afirmar:
a) alguns monarcas passaram a adotar alguns princípios iluministas em seus reinos, mesmo que não abrissem totalmente mão do poder e autoridade que possuíam.
b)alguns monarcas passaram a adotar alguns princípios mais duros, abrindo mão de qualquer possibilidade iluminista
b)todos os monarcas adotaram os princípios iluministas em seus reinos, levando seus Estados à democracia
Respostas
Resposta:
b) alguns monarcas passaram a adotar alguns princípios mais duros, abrindo mão de qualquer possibilidade iluminista.
Explicação:
O surgimento das teorias iluministas, conforme sabemos, serviu de base para a maioria dos argumentos que criticaram a vigência dos regimes absolutistas europeus. Por conta de suas justificativas religiosas e a opressão do poder centralizado, o regime monárquico era visto como um enorme entrave para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária e racional. Dessa forma, podemos chegar ao ponto de acreditar que os regimes absolutistas tinham completa aversão às teorias do iluminismo.
Apesar de coerente, essa impressão não refletiu certeiramente as diferenças perceptíveis nas obras de alguns iluministas. Voltaire, por exemplo, apesar de defender a limitação dos poderes atribuídos ao Estado, não via com bons olhos a ampliação das instâncias de participação política da população. Contrário à transformação política radical, prefere que as monarquias sejam reformadas ao adotarem princípios de orientação sustentados pela lógica e pela razão.