Quando olhamos para mapas anteriores ao século XVI, os continentes são muito menores e alguns nem existem. Por que isso acontece?
Respostas
Resposta:
Os índios selvagens, a extração do pau-brasil, mas principalmente os papagaios foram as ilustrações clássicas que acompanhavam o território brasileiro nos mapas do século XVI. Mais do que decorações, esses desenhos representavam características dos locais e davam maior orientação geográfica, numa época em que o mundo estava sendo descoberto. Esse foi o tema apresentado pelo professor Dante Martins Teixeira, do Museu Nacional (Rio de Janeiro) no primeiro de uma série de seminários que será realizada todas as quartas-feiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, desde o dia 21 de março.
Como explicou o professor, os cartógrafos do século XVI tinham um trabalho delicado. Baseavam-se em informações vagas e imprecisas de viajantes sobre terras que eles nunca haviam visitado e eram influenciados pelos mitos e lendas sobre o Novo Mundo que fascinavam o povo europeu e despertavam as mais variadas fantasias. O resultados eram mapas vagos em seus traçados, mas com ilustrações de seres vivos reais ao lado de unicórnios e dragões, além de longos comentários sobre a natureza e os habitantes locais.
ESPERO TER AJUDADO!
Oi bom dia Boa tarde Boa Noite
Bom um mapa na verdade é o plano onde se descrevem os fenômenos naturais e da humanidade. Esses fenômenos são representados por sinais específicos, de acordo com os princípios da cartografia, que é a ciência de compor cartas geográficas ou mapas.
Os mapas modernos são diretos, sintéticos e precisos. Por meio deles, pode-se ter uma imagem geral de uma configuração geográfica, com dados matemáticos.
A origem do mapa remonta a aproximadamente 4.500 anos. Antes de saber escrever, o homem já fazia desenhos para representar o espaço em que vivia.
Os desenhos traçados em diferentes materiais sobre fenômenos ambientais são registros de primordial importância para a humanidade. Os materiais utilizados na concepção dos mapas eram a cerâmica, o papel, o bronze, as cascas de coco, a pedra, a pele dos animais etc.
O mapa mais antigo
O mapa mais antigo que se conhece foi feito pelos babilônios em um pedaço de cerâmica, entre os séculos 25 e 23 a.C. Trata-se de uma placa de barro cozido, de apenas sete centímetros, representando o vale de um rio, provavelmente o Eufrates, cercado por montanhas, indicadas em forma de escamas.
A placa, que cabe na palma da mão, foi descoberta nas escavações das ruínas da cidade de Ga-Sur, próxima à antiga Babilônia, em território que hoje pertence ao Iraque. Esse é o mapa mais antigo já encontrado, mas isso não impede que outros possam ter sido feitos em data anterior.
As primeiras representações mostravam paisagens conhecidas pelos habitantes locais, assim como trilhas e localizações das vilas mais próximas. Entre os egípcios também foram encontrados alguns desenhos de mapas pintados em tumbas.
Beijos OBRIGADA POR PERGUNTAR