No fim do ano 2000, os 120 mil habitantes de Punta Arenas, cidade situada no extremo sul do Chile, foram avisados para não saírem de casa entre 11h e 15h. Caso tivesse de sair, deveriam usar óculos escuros, filtros solar, roupas de mangas comprimidas e chapéu para se protegerem. Crie uma hipótese para explicar por que as medidas eram necessárias.
R=
Ciências
Genteeeeeee é para agoraaaaaaaa
Respostas
Resposta:
não poderiam sair, pois nesta época o sol era considerado nesse horário prejudicial a saúde e a visão.
Explicação:
é só analisar o contexto a resposta praticamente já está no texto.
A medida se torna necessária devido alta temperatura de Punta Arenas, localizada no extremo Sul do Chile neste período com alta incidência de queimaduras devido a exposição aos raios ultravioleta sem a devida proteção.
Ao se exporem aos raios ultravioletas (UV) os moradores poderão apresentar queimaduras em pouquíssimo tempo de exposição, podendo também prejudicar a visão, por isso a proteção de óculos escuros e roupas que cubram as partes do corpo que normalmente deixaríamos de fora em dias de calor extremo.
Essa incidência tão alta dos raios UV são devido ao buraco na camada de ozônio, preocupação que os cientistas vem alertando à anos.
Sabemos que o buraco na camada de ozônio é devido aos gases CFC na atmosfera. Apesar de não estarmos mais utilizando/fabricando produtos (geladeiras e aerossóis) que contenham esses gases, ainda teremos que esperar até que os gases já acumulados cheguem até a estratosfera, diminuindo assim o buraco na camada de ozônio.
Quanto as recomendações é porque as queimaduras são mais intensas no horário de 11h às 15h, devido a maior intensidade dos raios ultravioleta.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/12608345