Para muitos, o maior malefício trazido à cultura pelos meios de comunicação de massa tem sido a banalização cultural e a redução da realidade à mera condição de espetáculo. Não cremos que a dimensão do espetáculo tenha sido criada pela comunicação de massa nem que o espetáculo, enquanto tal, seja um malefício para a cultura, pois é próprio da obra de pensamento e da obra de arte oferecerem-se e exporem-se ao pensamento, à sensibilidade e à imaginação de outrem para que lhes confira sentido e as prossiga [...]. A questão, portanto, não se coloca diretamente sobre os espetáculos, mas com o que sucede ao espetáculo quando capturado, produzido e enviado pelos meios de comunicação de massa.
CHAUÍ, M. Simulacro e poder: uma análise da mídia.
São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.
O texto de Marilena Chauí apresenta duas visões acerca da relação entre a cultura e os possíveis impactos dos meios de comunicação na sociedade midiática. Para ela,
A
a necessidade de atribuição de sentido à arte foi criada pela mídia.
B
os espetáculos em si não são responsáveis pela banalização da cultura.
C
os meios de comunicação de massa transformam a vida em mero espetáculo.
D
a cultura pode ser banalizada devido ao fato de os espetáculos serem essencialmente fúteis.
E
a obra de arte precisa ser exposta aos espectadores, portanto, deve ser transformada em espetáculo.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
B) CORRETA.
Explicação:
A autora defende que os espetáculos não podem ser responsabilizados pela banalização da cultura, pois as obras de arte precisam ser expostas para os espectadores. Sendo assim, o que pode ser prejudicial para a cultura em si é sua má apropriação veiculada pelos meios de comunicação.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás