Colonialismo e imperialismo ajudam a entender atual crise migratória
O mundo está assistindo hoje a uma crise humanitária em que africanos e asiáticos estão se deslocando, aos milhares, para a Europa. O professor de história geral Ricardo Gomes volta no tempo [...] para explicar os motivos que levaram o mundo a atual conjuntura, recordando sobre o imperialismo e colonialismo.
[...] Um outro movimento europeu aconteceu no século 19. “Em nome do progresso e do capitalismo na segunda Revolução Industrial, as grandes potências europeias foram em direção à África e à Ásia para buscar matérias primas fundamentais para o desenvolvimento da indústria. [...]”, aponta.
A 2ª Guerra Mundial afetou seriamente a Europa e isso refletiu nas colônias também. “As colônias africanas e asiáticas se sentiram mais à vontade para empreender o movimento de independência em relação a essas potências europeias”, explica o professor.
A Europa se desenvolveu com a consolidação do capitalismo após a 2ª Guerra Mundial, mas os problemas que eram comuns na Ásia e na África, no que diz respeito a disputas territoriais e éticas, persistiram. “A gente sabe que depois da 2ª Guerra, os europeus voltaram a interferir. No caso da África, temos muitas pessoas fugindo de guerras civis, guerras étnicas e também da fome. No geral, elas buscam o lugar mais próximo para fugir desse sofrimento e a Europa se apresenta como esse lugar”, afirma. [...]
Com base nesse texto, o neocolianismo acarretou para população do continente africano
alianças culturais para estabelecer a paz.
conflitos e crises de ordem política e econômica.
necessidades de expansão territorial e social.
práticas religiosas democráticas entre etnias.
rivalidades étnicas com outros continentes.
Respostas
respondido por:
33
Resposta: RESPOSTA (B)
Explicação:
Acabei de fazer.
PolinFps:
essa mina é uma mula fala q faz le livros e bota uma explicação dessa
respondido por:
14
Resposta:
conflitos e crises de ordem política e econômica.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás