Utilizando os conceitos de estrategismo r e K, compare o investimento energético alocado para reprodução entre digenéticos que fazem ciclo em hospedeiros intermediários aquáticos e terrestres.
Respostas
Os parasitas digenéticos que possuem hospedeiros intermediários em ambiente aquático costumam ser estrategistas r, enquanto que os digenéticos com hospedeiros intermediários tendem a ser estrategistas k.
Os estrategistas r são aqueles que possuem tempo de vida mais limitado, se reproduzem em grandes quantidades, com menos gasto energético e com cuidado parental ausente. Geralmente, como a reprodução de hospedeiros em ambientes aquáticos ocorre em massa, os digenéticos que infectam esse grupo tendem a adotar as estratégias r para se adequar à maior probabilide de sua prole encontrar hospedeiros.
Já os estrategistas K são aqueles que possuem um tempo de vida mais longo, com mais gasto energético e geram um prole com menos descendentes. Nesse caso, como os hospedeiros terrestres são animais de porte maior e que se reproduzem muito pouco, os digenéticos que os infecta se adaptaram às estratégias k para consolidar uma relação de parasitismo eficente para eles.