Respostas
Resposta:
A molécula de ATP é formada por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato. A adenina ligada à ribose é chamada de adenosina. Quando a adenosina está ligada a apenas dois grupos fosfato, temos a adenosina difosfato (ADP) e, quando está ligada a um grupo fosfato, constitui a adenosina monofosfato (AMP)A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades
Explicação:
Resposta:
ATP é um Trifosfato de Adenosina, uma molécula que é indispensável à vida da célula, sendo encontrado universalmente nos seres vivos. Sua função essencial é armazenar energia para as atividades básicas das células. O ATP consiste em três grupos de fosfato e de uma unidade de adenosina (adenina e ribose)
resumo melhor se caso não entender ou estiver imcompleto... :)
ATP = Trifosfato de Adenosina
ADP = Difosfato de Adenosina
AMP = Monofosfato de adenosina
Quando estamos com energia boa, ou seja, temos boa oxigenação, estamos hidratados, acabamos de acordados e temos açúcar no sangue nossa energia esta no apse, então no interior de nossos músculos as células estão com Trifosfato de Adenosina. Quando nos movimentamos (fazemos contrações musculares) ocorre uma quebra de energia para que isso aconteça, então há liberação de ATP gerando ADP (diofosfato de Adenosina) + fósforo = movimento de contração. Em fim, quando estamos muito cansados é porque o ADP se transformou em AMP (monofosfato de Adenosina)
Trifosfato = 3 átomos de fosforo
Difosfato = 2 átomos de fosforo
Monofosfato = 1 átomo de fosfora
Explicação:
ATP – Adenosina trifosfato. ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula transportadora de energia nos seres vivos. ... Os produtos finais da hidrólise de uma molécula de ATP são ADP (adenosina difosfato), fosfato e energia. (achei isso de diferenças)