Leia o trecho da entrevista com Mia Couto.
O que o Guimarães fez foi uma abertura de caminho, uma espécie de luz verde, uma autorização, dizendo “você pode ir por este caminho, pode-se fazer literatura assim” [...]. Quando cheguei a Grande Sertão, eu já estava embriagado dessa literatura.
1. O uso das aspas em um texto pode ter mais de um significado. No caso do fragmento, as aspas foram utilizadas para
a) marcar que é um trecho retirado da obra de Guimarães Rosa e citada por Mia Couto na entrevista.
b) que o interlocutor saiba diferenciar quem é o entrevistado e o entrevistador, uma vez que ambos desempenham um papel no texto.
c) marcar a voz que o entrevistado dá a Guimarães Rosa, como se o autor estivesse falando por meio da voz de Mia Couto.
d) que o entrevistador saiba quem é o entrevistado e seu papel no texto da entrevista.
2. O entrevistado usa uma metafóra para dizer o quanto a literatura o preenche. Em qual trecho está presente essa metáfora?
a) “O que o Guimarães fez foi uma abertura de caminho”
b) “uma espécie de luz verde, uma autorização”
c) “você pode ir por este caminho, pode-se fazer literatura assim”
d) “eu já estava embriagado dessa literatura”
Respostas
Resposta:
1-c) marcar a voz que o entrevistado dá a Guimarães Rosa, como se o autor estivesse falando por meio da voz de Mia Couto.
2-d) “eu já estava embriagado dessa literatura”
Explicação:
01. No caso do fragmento do enunciado, o uso das aspas foi para marcar a voz que o entrevistado dá a Guimarães Rosa, como se o autor estivesse falando por meio da voz de Mia Couto. Portanto, LETRA C.
As aspas, chamadas também de vírgulas dobradas, tratam-se de sinais de pontuação utilizados para que determinada parte de um texto seja realçada.
Veja algumas situações em que as aspas são utilizadas:
- destacar palavras não muito usadas;
- citações;
- apontar palavras com outro sentido;
O trecho entre aspas não foi retirado da obra, mas é uma marcação da voz de Guimarães Rosa, conforme entendida pelo entrevistado.
02. Podemos ver uma metáfora em “eu já estava embriagado dessa literatura”, LETRA D.
As figuras de linguagem, chamadas também de figuras de retórica ou figuras de estilo, tratam-se de estratégias aplicadas pelo orador ao texto para obter um efeito determinado efeito na interpretação do ouvinte. Entre elas podemos destacar a prosopopeia e a metáfora:
- Prosopopeia (ou personificação): trata-se da atribuição de qualidades e características humanas a objetos irracionais e inanimados. Embora pareça pouco usual, acontece bastante.
Metáfora: essa é uma das figuras de linguagem mais utilizada, se não a mais. Baseia-se na comparação implícita onde atribui-se uma característica de alguma coisa ao elemento metaforizado.
Você pode se interessar também por:
- https://brainly.com.br/tarefa/23251705
Espero ter ajudado!