Respostas
1.Cite e dê uma breve explicação sobre as três hipóteses sobre a origem da vida.
Resposta: Panspermia: a vida teria se originado a partir de matéria ou até organismos vivos, oriundos de outros planetas.
Criação divina: os seres vivos foram criados por um ser divino.
Evolução química: os seres vivos surgiram a partir da matéria inanimada, por meio de processos físicos e químicos. (Muitas pessoas acreditam na ideia de que a evolução química também pôde ter intervenção divina.)
2.Discorra, em linhas gerais, sobre a hipótese da evolução química heterotrófica e também sobre a hipótese autotrófica; e os fundamentos para que cada uma fosse dada como correta.
Resposta: Hipótese heterotrófica: segundo ela, os seres vivos se alimentavam de moléculas inorgânicas disponíveis no meio, já que provavelmente não teriam estruturas capazes de fazer com que fabricassem seu próprio alimento.
Hipótese autotrófica: os primeiros seres vivos produziam seu alimento a partir da energia liberada por reações químicas entre elementos inorgânicos. O argumento a favor desta hipótese é a existência das Archaeas, capazes de viver em ambientes extremos e produzir energia por mecanismos semelhantes ao descrito
3. Qual destas duas é a mais aceita, na atualidade? Por quê?
Resposta: A hipótese autotrófica é a mais aceita, atualmente, por duas razões. A primeira porque haveria um momento em que não haveria mais oferta de alimentos, fazendo com que a vida se tornasse inviável. A segunda, porque as Archaeas provaram que há possibilidade de se viver e sintetizar seu alimento tal como propõe a hipótese autotrófica.
4. As moléculas que constituem as células são formadas pelos mesmos átomos que são encontrados nos seres inanimados. Na origem e evolução das células, todavia, alguns tipos de átomos foram selecionados para a constituição das biomoléculas. Noventa e nove por cento da massa das células são formados de:
(A) Hidrogênio, carbono, oxigênio e nitrogênio.
(B) Oxigênio, sódio, carbono e hidrogênio.
(C) Silício, sódio, carbono e alumínio.
(D) Carbono, oxigênio, alumínio e sódio.
Resposta: Letra A.
“Evidências recentes mostram que a atmosfera terrestre, entre 4 e 3,5 bilhões de anos atrás, era constituída por 80% de gás carbônico (CO2), 10% de metano (CH4), 5% de monóxido de carbono (CO) e 5% de gás nitrogênio (N2).”