• Matéria: História
  • Autor: rodigocavalcante
  • Perguntado 4 anos atrás

Ler o texto abaixo e responder as perguntas
O que foi a pré-história?

Pré-História é o período em que ocorreu o desenvolvimento biológico do homem, o aumento de seu volume cerebral, da escrita e da linguagem. Na Pré-História foram feitas conquistas tecnológicas: o homem aprendeu a dominar o fogo, a viver em sociedade, técnicas de fundição e desenvolveu a agricultura.

O que é pré-história?
A Pré-História estuda a origem do homem a cerca de 4 milhões de anos atrás e vai até a invenção da escrita em 3.300 a.C. Ela se divide em período Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada) e Período Neolítico (ou Idade da Pedra Polida). A Idade dos Metais ocorrida por volta de 5.000 anos a.C ainda faz parte do Neolítico.
Divisão da Pré-História

A Pré-História se divide em:
Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C.. Para fim de estudo também se divide:
Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.);
Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);
Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).


São várias as teorias que tentam explicar a origem da humanidade e de tudo que existe no universo, uma delas o Criacionismo, Panspermia dirigida.
Criacionismo: Deus criou o homem e todas as coisas que existem no universo. Segundo a bíblia no livro do gênesis, Deus criou Adão do pó da terra e da sua costela criou Eva.
O criacionismo dominou o mundo cristão ocidental durante séculos até o século XIX
Na religião o criacionismo foi usado como rejeição de certos processos biológicos, principalmente a evolução
Teoria Evolucionista
Para a teoria evolucionista a origem da vida está no processo de evolução, segundo Charles Darwin, naturalista inglês, que publicou uma obra revolucionária intitulada a “Origem das Espécies” no ano de 1859.
Charles Darwin em seu livro As Origens das espécies, afirma que, os seres vivos, incluindo os seres humanos, passaram por um processo evolutivo ao longo de milhões de anos.
Para ele, teria ocorrido um processo de Seleção Natural que preservou aquelas espécies que conseguiram se adaptar às modificações do ambiente.
Segundo palavras do próprio Darwin, a espécie que sobrevive não é a mais forte e nem a mais inteligente, mas sim aquela que melhor se adapta às modificações impostas pelo ambiente.
Darwin afastou o poder da criação do mundo e da vida das mãos de Deus. O surgimento do homem seria o resultado de um processo de evolução a partir de outros primatas.
Essa teoria foi ridicularizada no final do século XIX e no decorrer do século XX. Hoje pesquisas genéticas e estudos comprovam que 98% do DNA humano é idêntico ao DNA de um chimpanzé.
Panspermia
A hipótese da panspermia dirigida defende que a vida teria sido dispersada pelo universo de forma deliberada por seres extraterrestres inteligentes. Um dos defensores de destaque dessa hipótese é Francis Crick, que conquistou um prêmio Nobel (juntamente com James Watson e Maurice Wikins) por suas descobertas sobre a estrutura molecular do DNA.
A Teoria panspermia, proposta no fim do século XIX, é uma teoria que busca explicar a origem da vida. Segundo ela, nosso planeta foi povoado por seres vivos ou elementos precursores da vida oriundos de outros planetas; que se propagaram por meteoritos e poeira cósmica até a Terra.


Exercícios:

1) Para Charles Darwin, os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural. Ele também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:

2) Acreditam alguns criacionistas, que a evolução das espécies, tal como desenvolvida por Charles Darwin (1809 a 1882), não é necessariamente um empecilho à ideia de que o mundo
a) A doutrina da criação não ignora postulados científicos prováveis, apenas rejeita doutrinas ideológicas e filosóficas, como materialismo e o ateísmo;
b) religião e ciência são inconciliáveis, então os pressupostos científicos não precisam ser estudados e compreendidos pelos religiosos.
c) a doutrina da Criação não ignora postulados científicos prováveis, apenas rejeita doutrinas ideológicas e filosóficas, como o materialismo e o ateísmo.
d) Darwin concebeu a teoria da evolução das espécies por meio de uma Revelação Divina.

3) Analise as afirmações a seguir:
I – Só há uma forma de surgimento do Universo, não havendo contestação de sua origem porque acaba sendo muito evidente.
II – Há duas grandes teorias que se confrontam com relação ao surgimento do Universo, sendo a Criacionista e a Evolucionista.
III – A teoria Evolucionista é a única teoria correta e incontestável.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a I está correta.
b) Somente a II está correta.
c) Somente a III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) II e III estão corretas.

Respostas

respondido por: camilevitoria9263
1

Resposta:

A resposta

Explicação:

espero ter te ajudado

Perguntas similares