2. Em dezembro de 1917, Anita Malfatti realizou em São Paulo uma exposição de arte com cinquenta e dois trabalhos que apresentavam forte tendência expressionista, dentre os quais "A estudante russa".Sobre a obra, é correto afirmar que: *
o tratamento realista que recebeu tornou-a alvo de críticas mordazes dos modernistas durante a exposição de 1917.
revela o principal objetivo dos artistas modernistas brasileiros: a elaboração de obras de difícil compreensão para o público.
é resultado da busca de padrões acadêmicos europeus para a reprodução da natureza com o máximo de objetividade e beleza.
marca o rompimento com o belo natural na arte brasileira, refletindo a liberdade do artista na interpretação do mundo.
é um exemplo do esforço dos modernistas brasileiros em produzir uma arte convencional e compreensível a todos.
(ENEM 2010) Observe a tela abaixo, de Tarsila do Amaral, pintora brasileira.
AMARAL, Tarsila. O mamoeiro, Óleo sobre tela, 65 x 70 cm, Coleção de Artes Visuais do Instituto de Estudos Brasileiros - USP, SP, 1925.
3. O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro “O mamoeiro”, identifica-se que, nas artes plásticas, a *
imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
forma apresenta contornos e detalhes humanos.
4. Tanto o poema quanto a pintura: *
constituem relatos de uma experiência vivida em campo de batalha.
tematizam aspectos ligados ao universo da fantasia e dos sonhos.
retratam cenas cujos referentes são os horrores da guerra.
revelam uma preocupação de cunho subjetivo e individualista.
denotam um desejo de escapismo e negação do real por parte do artista.
5. O poema de Adélia Prado é modernista, ao passo que a pintura de Salvador Dalí é *
1 ponto

surrealista
dadaísta
fauvista
futurista
cubista
6. Abaixo, você tem um fragmento do Manifesto da poesia Pau Brasil, de Oswald de Andrade. Leia-o e assinale a alternativa em que a vanguarda artística do século XX está corretamente representada por uma de suas características predominantes. *
Dadaísmo: junção aleatória de signos verbais
Expressionismo: representação subjetiva da alma do poeta.
Surrealismo: representação do inconsciente em uma atmosfera de sonho.
Futurismo: inovações tecnológicas e culturais próprias do século XX.
Cubismo: preocupação de revelar sentidos, formas e cores a partir de vários aspectos do mesmo objeto.
7. Acerca das Vanguardas europeias, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta. *
1 ponto
Estão corretas I, II, III e IV.
Estão corretas II, III e IV apenas.
Estão corretas I, III e IV apenas.
Estão corretas I, II e IV apenas.
Estão corretas II e IV apenas.
Observe a tela de Salvador Dalí e leia o fragmento de texto para responder à questão 8.
8. A relação observada entre o texto e a imagem permite o entendimento e a intenção do artista do século XX. Neste caso, a obra apresenta características: *
do Cubismo, onde figura e fundo se fundem em um mesmo plano e o artista trabalha apenas em duas dimensões, sem se preocupar com a perspectiva matemática.
do Surrealismo, pois o artista desse movimento vai representar o mundo dos sonhos e do inconsciente em formas abstratas, criando composições surpreendentes.
do Expressionismo, com a representação dos sentimentos e sem a preocupação com as formas clássicas, os elementos da pintura representam o interior dos artistas.
do Surrealismo, misturando nas telas fragmentos surpreendentes e disparatados do mundo real, pintados com a mesma detalhada precisão dos pintores Neoclássicos.
do Cubismo, apresentando formas sintéticas e geometrizadas, comuns no século XX, mas que podem ser entendidas como a expressão do ponto de vista do artista.
Veja a imagem e responda ao que se pede.
Roda de bicicleta, Marcel Duchamp
9. "Roda de Bicicleta" (1917) faz parte da série "ready-made" construída por Marcel Duchamp e introduz, na história da arte, uma nova maneira de produção artística. Indique, a partir da reprodução da obra acima, quais são os elementos inovadores utilizados por Duchamp e explique por que esse trabalho é considerado uma obra de arte. *
Sua resposta
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
em 1917 a série read- made contribui por Marcel duchamp na história da arte é uma obra de arte
marinasilvanasciment:
Oi
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás