A fotossíntese é um processo que ocorre em todos os seres que apresentam clorofila, compreendendo desde algas unicelulares até espécies arbóreas.
O experimento descrito a seguir é um dos modos de se evidenciar, por meio de um indicador de pH, a ocorrência desse processo.
Material necessário
• Planta aquática (Elodea)
• Água
• Vinagre
• Azul de bromotimol
• 1 conta-gotas e 1 pinça
• 1 luminária
• 2 tubos de ensaio (com tampa)
• Pedaço de cartolina preta (para cobrir um tubo de ensaio)
Procedimentos
1. Colocar um fragmento de planta aquática (Elodea) nos tubos de ensaio 1 e 2; em seguida, adicionar água até cobrir os fragmentos e tampar;
2. Deixar o tubo 1 exposto à luz (luminária); cobrir o tubo 2 com a cartolina preta;
3. Passado o período de um dia, pingar 4 gotas de azul de bromotimol em cada um dos tubos de ensaio, tampar e agitar para conferir o resultado.
Sabendo que o azul de bromotimol se torna amarelo em soluções ácidas e azul em soluções básicas, a coloração da solução do tubo que continha a planta que apresentou uma taxa de fotossíntese maior do que a respiratória foi
A) azul, pois o consumo de gás carbônico na respiração diminuiu o pH do meio.
B) azul, pois a liberação de gás carbônico na fotossíntese diminuiu o pH do meio.
C) azul, pois o consumo de gás carbônico na fotossíntese aumentou o pH do meio.
D) amarela, pois o consumo de gás carbônico na respiração diminuiu o pH do meio.
E) amarela, pois a liberação de gás carbônico na fotossíntese aumentou o pH do meio.
Respostas
Resposta:
.planeta aquatica(elodia)
1
E
Resposta:
Resposta C
Explicação:
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que o tubo, ao apresentar uma coloração mais azulada, indicou que a solução teve o pH aumentado. Além disso, o aluno confundiu os reagentes e os produtos da respiração e da fotossíntese, uma vez que o gás carbônico não é consumido na respiração.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que o tubo de coloração mais azulada indicou que a solução sofreu um aumento de pH. Além disso, o aluno confundiu os reagentes e os produtos da respiração e da fotossíntese, uma vez que o gás carbônico não é liberado na fotossíntese.
C) CORRETA. O tubo em que ocorreu maior taxa de fotossíntese em relação à taxa de respiração foi o tubo que estava sendo iluminado. A luz atua na fotossíntese, formando glicose e oxigênio a partir de gás carbônico e água. O oxigênio, por sua vez, é consumido pelos seres vivos para a respiração, produzindo gás carbônico, energia e água. Desse modo, a planta do tubo 1 consumiu, na fotossíntese, o gás carbônico produzido por ela mesma na respiração, reduzindo a formação de íons H+ e, consequentemente, tornou a solução mais azulada.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que o tubo de solução amarela não foi exposto à iluminação e, portanto, a planta presente ali não realizou fotossíntese. Além disso, o aluno confundiu os reagentes e os produtos da respiração e da fotossíntese, uma vez que o gás carbônico não é consumido na respiração.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende que o tubo de solução amarela, uma vez que não foi exposto à iluminação, teve a planta impossibilitada de fazer fotossíntese. Portanto, a planta desse tubo reduziu significativamente o consumo de gás carbônico que teria ocorrido em uma situação normal. Como esse processo não ocorreu, mas a planta continuou respirando, a solução tornou-se mais ácida e amarela.