A divisão sexual do trabalho é categoria fundamental para analisar as relações de trabalho na contemporaneidade. Mirla Cisne informa que “Essa divisão segmenta os trabalhos de homens e mulheres e hierarquiza tais trabalhos de forma a subalternizar os considerados naturalmente femininos em relação aos considerados naturalmente masculinos. O acesso das mulheres às profissões adequadas ao sexo feminino, todavia, não se desenvolve naturalmente (CISNE, 2012, p. 109). Analise as alternativas abaixo e responda se estão verdadeiras ou falsas.
( ) A divisão sexual do trabalho resulta de um sistema patriarcal capitalista e confere posições diferentes para homens e mulheres no mercado de trabalho.
( ) A divisão sexual do trabalho foi construída socialmente no bojo das relações capitalistas de produção mas foi superada com a inserção das mulheres no mercado de trabalho.
( ) A divisão sexual do trabalho muitas vezes não é percebida e nem problematizada devido à naturalização da subalternidade das mulheres, dos papéis por elas desempenhados e das relações de exploração a que são submetidas.
( ) A ampla inserção das mulheres no mercado de trabalho, principalmente aquelas residentes das áreas urbanas, não alterou as responsabilidades que lhes foram conferidas historicamente na realização do trabalho domésticos e pelos cuidados familiares.
Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:
a) v,v,v,f
B)f,f,v,f
c)v,f,f,v
d)f,f,f,v
e)v,f,v,v
Respostas
Primeira afirmação: verdadeira, o sistema patriarcal e capitalista edificou as desigualdades de gênero. V
Segunda afirmação: falsa, embora tenha sido sim construída socialmente no bojo das relações capitalistas ela NÃO foi superada com a inserção das mulheres no mercado de trabalho. F
Terceira afirmação: verdadeira, a naturalização das opressões de gênero é uma característica da nossa sociedade. Muitos defendem que mulheres devem ganhar menos por ficarem grávidas, por ''serem mais emotivas'', etc. V
Quarta afirmação: verdadeira, a maioria das mulheres ainda faz a conhecida jornada dupla, trabalham no emprego e quando chegam em casa ainda tem os afazeres domésticos. V
Com essa sequência, temos a alternativa E como resposta.
A resposta correta é a alternativa "E", pois a sequência é: V; F; V; V. Tendo em vista que:
- Os homens, historicamente, são beneficiados pela divisão social no mercado de trabalho.
- A divisão sexual do trabalho deve ser percebida por todos, tendo em vista que, mudanças são necessárias para igualar a situação entre homens e mulheres.
- As mulheres, mesmo trabalhando fora, ainda precisam realizar atividades domésticas.
Mulheres no mercado de trabalho
Historicamente, as mulheres não tinham espaço no mercado de trabalho e tinham que se preocupar apenas com atividades domésticas, porém com o passar dos anos, isto se modificou e hoje elas ocupam cargos importantes no mercado de trabalho.
Saiba mais sobre trabalho: brainly.com.br/tarefa/51757820
#SPJ2