Entre os anos de 1904 e 1905, uma série de derrotas militares do Império Russo em guerra contra o Japão abalou a já fragilizada base do governo czarista de Nicolau II. Essas derrotas pioraram ainda mais as condições de vida da maioria da população pobre e miserável. No dia 22 de janeiro de 1905, trabalhadores russos organizaram uma manifestação pacífica para reivindicar melhores salários e redução da jornada de trabalho. O czar ordenou que os guardas imperiais reprimissem os manifestantes, matando centenas de homens, mulheres e crianças. Esse episódio ficou conhecido como:
Respostas
Resposta:
Domingo Sangrento,,,,
Esse episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento.
No dia 22 de janeiro de 1905 (9 de janeiro, de acordo com o calendário juliano vigente na época), em um domingo, foi articulada uma manifestação pacífica rumo ao Palácio do czar Nicolau II, em São Petersburgo, na atual Rússia. O intuito era entregar um documento assinado por milhares de proletários, reivindicando direitos, como liberdade religiosa, reforma agrária, extinção da censura, representatividade política do povo em cargos governamentais e melhoria nas condições de vida dos trabalhadores russos.
O povo recebeu ordens do governo para que não se aproximasse do palácio e para que dispersasse a manifestação. Entretanto, isso não ocorreu. Então, a guarda disparou contra os manifestantes pacíficos, o que culminou em um massacre.
Esse episódio ficou conhecido como "Domingo Sangrento" e foi considerado como o marco inicial das mudanças sociais que culminaram na Revolução de 1917.
Confira mais sobre isso em https://brainly.com.br/tarefa/27416886.