Após o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota alemã, boa parte das organizações esportivas foram desmanteladas. O governo alemão, aos poucos, foi reestruturando o esporte. Com a criação do muro, o lado Ocidental seguiu com investimentos no futebol, enquanto na parte Oriental, o esporte, de uma forma geral, era controlado pelo Estado, os clubes passaram a atender mais as aspirações do governo do que da sociedade em si. Boa parte das equipes eram amadoras e reguladas pelo governo ou como define Wenzel: “subvencionados pelo Estado”.
A transformação retratada na reportagem evidencia:
a)
a expansão do capitalismo industrial na Europa, com aumento da desigualdade social, que resultou na divisão da Alemanha.
b)
a reestruturação da economia europeia, que teve como resultado a divisão de países (Alemanha, Itália e França) para a contenção de gastos públicos.
c)
a propagação da bipolaridade no espaço mundial, que teve na divisão da Alemanha um exemplo da disputa entre capitalismo e socialismo.
d)
a pacificação imediata do mundo após a Segunda Guerra Mundial, sendo a Alemanha um exemplo da propagação da paz no contexto geopolítico do período.
e)
a tensão mundial no período, conflitos armados na Alemanha que estimularam conflitos diretos entre as duas superpotências da época.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
letra C
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás