Respostas
Resposta:
As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de Francisco Solano López como ditador do Paraguai, em 1862.
A possibilidade de uma invasão brasileira no Uruguai em favor dos colorados desagradou profundamente o governo paraguaio, que ameaçou atacar o Brasil caso o país interviesse no conflito uruguaio. Essa postura firme do governo paraguaio era parte de uma estratégia, praticada por Solano López, de impor o Paraguai como potência alternativa na América do Sul em uma tentativa de rivalizar com Brasil e Argentina.
A ação brasileira no Uruguai irritou o governo paraguaio e gerou uma represália de Solano López. Em 11 de novembro de 1864, uma embarcação brasileira, o vapor Marquês de Olinda, chegava em Assunção, capital paraguaia, com dinheiro e com o novo presidente do Mato Grosso, o coronel Carneiro de Campos. Sob o argumento de que a embarcação brasileira levava armas, o governo paraguaio ordenou o aprisionamento da embarcação e de toda a sua tripulação.
Cerca de 7700 soldados paraguaios foram enviados para o Mato Grosso, entre 22 e 24 de dezembro de 1864. No dia 26 de dezembro, os paraguaios atacaram o forte de Coimbra, e, no dia 28, as tropas brasileiras fugiram. O ataque paraguaio deu início à Guerra do Paraguai.
A luta estendeu-se por oito horas e ficou marcada pela resistência feroz dos paraguaios. O resultado, no entanto, foi um desastre para eles.
Munidos de armamento rudimentar e de baixa qualidade e formados por homens sem treinamento militar, após as oito horas de batalha, o resultado foi um massacre.
Explicação:
Desfecho da Guerra do Paraguai
Como derrotado, o Paraguai amargou uma ocupação pelas tropas brasileiras até 1876 e perdeu territórios para Brasil e Argentina. Os números de mortos da Guerra do Paraguai são polêmicos e acredita-se que ela tenha causado de 300 mil a 450 mil mortos, sendo que, deles, cerca de 200 mil eram paraguaios, entre civis e soldados. Grande parte das mortes foi causada por doenças que atingiram soldados e a população durante o conflito.
Espero ter ajudado :)