1. Diferentemente dos dias atuais, Aristóteles, como os gregos de sua época, acreditava em um entrelaçamento entre ética e política. Assinale a alternativa a seguir que mostra as razões pelas quais as duas noções deveriam estar entrelaçadas.
A)A felicidade só é atingida pelos sentimentos mais imaturos ou com prazeres momentâneos. Logo, a relação com a comunidade é necessária.
B)A cidade onde vivemos é a única responsável por satisfazer nossos desejos.
C)Como somos animais gregários, o bem viver tem sempre relação com a forma de organizar as pessoas.
D)A política, isto é, a necessidade de se filiar a organizações e partidos, é como conseguimos ser verdadeiramente felizes.
E)Somos seres individualistas, egoístas, pois só pensamos em nós mesmos e fazemos concessões para viver em sociedade.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
letra C
Explicação:
De acordo com Aristóteles, para ser feliz – esse tipo de felicidade virtuosa –, é necessário viver bem como um ser humano. E, como sempre estamos dentro de algum tipo de comunidade, vivendo gregariamente, o bem viver tem sempre relação com a organização desse agrupamento de pessoas, o que reforça o argumento de que ética e política são duas partes da mesma preocupação.
respondido por:
0
Há entrelaçamento entre ética e política, porque como somos animais gregários, o bem viver tem sempre relação com a forma de organizar as pessoas (C).
Ética e política na Antiguidade
- O homem pode agir de acordo com o seu desejo ou a sua necessidade. Pode, também, agir em prol da vida virtuosa e dos limites, mas pode agir conforme o seu dever como cidadão e pessoa.
- Assim, segundo Platão e Aristóteles, política é um ramo que perpassa a vida do ser humano e diz respeito à sua felicidade plena.
- O homem só é feliz quando vive de forma estruturada e organizada junto com a coletividade social.
Saiba mais sobre a ética antiga em: https://brainly.com.br/tarefa/2504781
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás