As estatinas, por seu grande êxito na prevenção da doença coronariana, estão entre os medicamentos mais prescritos no mundo. Essas substâncias atuam sobre a enzima que regula a síntese de colesterol pelo fígado, denominada, simplificadamente, de HMG-CoA redutase. Para testar a eficiência de vários derivados de estatinas, utilizou-se uma preparação de HMG-CoA redutase isolada de tecido hepático.
A velocidade de reação dessa preparação enzimática foi medida em função de concentrações crescentes de seu substrato HMG-CoA, na ausência e na presença de uma concentração fixa de três derivados de estatina. Nesses experimentos, o pH, a temperatura, a concentração da enzima e a concentração dos cofatores necessários foram sempre mantidos constantes. O gráfico a seguir representa os resultados encontrados para as estatinas 2, 3 e 4; a curva 1 foi obtida na ausência de estatinas.
De acordo com o gráfico, a estatina
A
2 é a que tem ação inibidora mais forte sobre a enzima HMG-coA redutase hepática.
B
3 é a que tem ação inibidora mais forte sobre a enzima HMG-coA redutase hepática.
C
4 é a que tem ação inibidora mais forte sobre a enzima HMG-coA redutase hepática.
D
2 deve levar a mais efeitos colaterais pela diminuição na produção de colesterol.
E
4 deve levar a menos efeitos colaterais pela diminuição na produção de colesterol.
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
EStá correta:
A. 2 é a que tem ação inibidora mais forte sobre a enzima HMG-coA redutase hepática.
As estatinas podem ser compreendidas como sendo um conjunto de medicamentos que têm o objetivo de reduzir taxas relacionadas ao nível de colesterol, especialmente em indivíduos que não conseguem manter níveis saudáveis com dieta e exercícios.
Atualmente, o uso das estatina colabora com a redução de aproximadamente 30% dos níveis de LDL, conhecido como sendo o colesterol ruim.
O primeiro medicamento utilizado como inibidor de HMG-CoA redutase foi a Mevastatina.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás