• Matéria: Física
  • Autor: emmadarkmaileny
  • Perguntado 4 anos atrás

(ENEM) A fritura de alimentos é um processo térmico que ocorre a temperaturas altas, aproximadamente a 170 °C. Nessa condição, alimentos ricos em carboidratos e proteínas sofrem uma rápida desidratação em sua superfície, tornando-a crocante. Uma pessoa quer fritar todas as unidades de frango empanado congelado de uma caixa. Para tanto, ela adiciona todo o conteúdo de uma vez em uma panela com óleo vegetal a 170 °C, cujo volume é suficiente para cobrir todas as unidades. Mas, para sua frustração, ao final do processo elas se mostram encharcadas de óleo e sem crocância. As unidades ficaram fora da aparência desejada em razão da *
A) evaporação parcial do óleo
B) diminuição da temperatura do óleo
C) ausência de proteínas e carboidratos nas unidades
D) desidratação excessiva das unidades
E) barreira térmica causada pelo empanamento

Respostas

respondido por: randomico
25

Resposta:

Letra B

Explicação:

Já responderam aqui, mas acho que pra quem ainda vai procurar a questão é bom ter uma explicação do porquê ser B.

Um dos primeiros princípios que se aprende ao estudar calorimetria, é o de que em uma troca de calor entre corpos, haverá um ponto em que as temperaturas entre eles mudam e esses corpos entram em estado de "equilíbrio térmico" e as trocas entre eles cessam. Esse processo acontece também aqui, na fritura.

Ela nos dá a informação de que o "ponto ideal" para a fritura do alimento é 170 ºC, porém, a pessoa em questão adicionou no óleo, frango empanado CONGELADO e vários de uma vez. Nesse aspecto, o óleo já quente vai transferir calor para esses frangos até que cheguem ao equilíbrio térmico, porém, como estão congelados e obviamente a temperaturas mais baixas, o processo deverá ser mais demorado e o óleo precisará perder mais calor ainda para o frango. Então, com o óleo a uma temperatura menor do que estava, o alimento ficaria sem crocância e encharcado de óleo (já que ele não atingiu a temperatura ideal e ficou pouco tempo na fritura).

O que deveria ser feito, então? Esperar o frango descongelar (o que normalmente é feito) ou aumentar a temperatura do óleo.

"Q1 + Q2 = 0"


BrunoBezerraCE: Otimo raciocínio
respondido por: bryanavs
12

As unidades ficaram fora da aparência desejada por razão da: diminuição da temperatura do óleo - letra b).

Vamos aos dados/resoluções:  

A calorimetria acaba desenvolvendo e dialogando com vários assuntos como:  

- Calor sensível: Que é a energia térmica transferida gerando uma variação de temperatura;  

- Calor: É a forma de energia em trânsito que só existe de fato quando dois corpos em diferentes temperaturas acabam interagindo.  

- Calor Latente: Sendo a energia térmica que é responsável pelas mudanças do estado físico;  

- Capacidade Térmica: Que é a quantidade de calor que um corpo precisa de fato receber ou ceder para que sua temperatura acabe variando uma quantidade.

- Calor específico: Quantidade de calor que cada unidade de massa do corpo precisa ceder ou receber para que sua temperatura acabe variando.  

Ou seja, como o frango foi posto congelado vai acabar diminuindo bastante a temperatura do óleo, resultando em um alimento que não está tão bom e gostoso quanto poderia estar.

Para saber mais sobre esse assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/45127474

Espero que possa ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas similares