Leia o texto a seguir. “Em suas conclusões, Górgias e Protágoras se encontravam, e, se há algo de que se possa chamar de visão sofística geral, é a ideia de que não há nenhum “critério”. Tu e eu não podemos, comparando e discutindo nossas experiências, corrigi-las e alcançar o conhecimento de uma realidade ulterior à de ambos, pois não existe essa realidade estável que pode ser conhecida. De modo semelhante na moral, nenhum apelo a padrões gerais ou princípios gerais é possível, e a única norma só pode ser agir como em qualquer momento pareça mais adequado. (GUTHRIE, W. K. C. Os sofistas. São Paulo: Paulus, 1995. p. 184). De acordo com o comentário de Guthrie sobre Protágoras e Górgias, constata-se que a concepção ética dos sofistas: *
a) é um prolongamento de suas teses acerca do conhecimento, resultando na recusa de qualquer forma de organização política.
b) é fundamentada em suas teses acerca do conhecimento, rejeitando, porém, suas consequências morais e culturais relativistas.
c) é parte essencial de suas teses acerca do conhecimento, implicando, necessariamente, o abandono da racionalidade nas condutas sociais.
d) é a extensão natural de suas teses acerca do conhecimento, conduzindo à defesa da dissolução dos valores morais na vida social.
e) é coerente com suas teses acerca do conhecimento, recusando a possibilidade de os seres humanos encontrarem valores morais absolutos.
Respostas
respondido por:
4
R: Letra E
A corrente de pensamento pertencente a Protágoras e Górgias é uma vertente de um certo cinismo e subjetivismo. Ou seja, para esses dois filósofos sofistas a realidade é relativa ao homem, que a interpreta de acordo com suas experiências já vividas. Uma frase muito difundida por Protágoras foi "O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são." E isso esclarece o quão subjetivista ele era.
Abordando o texto agora, a única alternativa que representa uma informação verídica, correlacionando o texto apresentado acima com as ideias de tais pensadores, é a letra e, pois ela cita, de forma resumida, as características dos sofismas dos filósofos tal como são.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás