• Matéria: Geografia
  • Autor: DudaEstd
  • Perguntado 4 anos atrás

Nesse processo de regionalização são privilegiados os elementos naturais ( relevo, clima, vegetação, hidrografia e solos) são interdependentes e interagem entre si. Essa organização das paisagens naturais brasileiras ficou conhecida como?
​URGENTE!! SÓ TENHO 2 MINUTOS

Respostas

respondido por: leticiasilva703
2

Resposta:

O Brasil é um país que possui grande extensão territorial (8.514.876 Km2), sendo considerado um país continental.

O Tratado de Tordesilhas (1494) foi o primeiro responsável por uma divisão no território que hoje corresponde ao Brasil, na qual a porção leste ficou sob domínio de Portugal e a porção oeste pertencendo à Espanha.

Outra

divisão ocorreu com as Capitanias Hereditárias (1534), que consistiu na fragmentação do território brasileiro em quinze faixas de terra.

Numa alternativa de administração territorial, o império português disponibilizou a algum membro da corte que fosse de confiança do Rei, uma das capitanias.

Os donatários deveriam governar e promover o desenvolvimento da capitania na qual se tornasse responsável.

Posteriormente,

com o intuito de adaptar às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos Estados em uma mesma região, o território nacional passou por diversas regionalizações.

Confira

1940, o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) elaborou uma nova proposta de divisão para o país que, além dos elementos físicos, considerou os aspectos socioeconômicos.

Com as mudanças realizadas, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O presente artigo resgata algumas das principais definições dos conceitos de região e regionalização estabelecidos ao longo do século XX na geografia humana, no sentido de encontrar parâmetros para seu uso no atual debate da regionalização da saúde. Essa releitura permitiu que se propusessem três possíveis caminhos para entender a interface entre região/regionalização e a saúde: 1) o resgate crítico de conceitos ligados à tradição da relação homem/meio na atual fase da "transição epidemiológica"; 2) a releitura da geografia das "redes urbanas" como elemento para se pensar as atuais redes de atenção à saúde e para o uso do "complexo industrial da saúde" como mecanismo de desenvolvimento regional; e 3) por fim, a utilização dos conceitos de região e regionalização com origem no marxismo para enfatizar os aspectos materiais e imateriais que estão na base da formação de regiões no atual período da globalização. Do ponto de vista metodológico, o principal recurso utilizado para a consecução do artigo foi a revisão bibliográfica sobre os temas abordados.


DudaEstd: e como foi conhecida???
DudaEstd: ficou conhecida**
DudaEstd: pfvvv
DudaEstd: só tenho 3 minutos
DudaEstd: pfv
Perguntas similares