Salveee vencedores! Espero que tenham gostado da aula, o convite foi feito com o professor Cornélio Mucache que prontamente aceitou nosso convite e trouxe o olhar do africano sobre as questões que estávamos vendo. A nossa pergunta é justamente sobre isso, como o africano agiu diante dos processos coloniais e de escravização?
Abaixo temos algumas sugestões de vídeo!
A) Os africanos aceitaram passivamente a colonização e não tiveram criaram resistências contra os europeus, atuando ao seu lado para a construção da África colonial e ajudaram a garantir os benefícios europeus nas Américas com a escravização.
B) Os africanos foram bastante beneficiados com a colonização, pois esta lhes deu liberdade dos antigos reis e tiranos que os governavam e proporcionou avanços tecnológicos nunca antes vistos no continente africano.
C) Os africanos organizaram movimentos de resistência e libertação na África, vencendo os colonizadores e proclamando sua liberdade, porém na América, as condições de escravização jamais possibilitaram a ocorrência desse tipo de luta.
D) Os africanos organizaram diversos movimentos de resistência, tanto na África contra a colonização, sendo muito importantes para a conquista de sua independência, quanto nas Américas contra a escravização fazendo a frente dos movimentos abolicionistas.
Respostas
Resposta: D
Explicação: fiz e ta certa
A afirmativa correta é a letra d) Os africanos organizaram diversos movimentos de resistência, tanto na África contra a colonização, sendo muito importantes para a conquista de sua independência, quanto nas Américas contra a escravização fazendo a frente dos movimentos abolicionistas.
No período do Brasil Colônia, os escravos viviam de maneira precária e eram tratados muito mal pelos donos de escravos. De forma que como resposta surgiu a resistência dos escravos, que consistiu em uma instituição presente na história brasileira por mais de 3 séculos.
Período em que a sociedade brasileira teve sua construção através do uso de trabalhadores escravos, indígenas e africanos. Onde muitas pessoas foram retiradas de seu país natal para enviá-los a um país desconhecido.
A escravidão no Brasil consistiu na forma de relação social de produção que o país adotou no período colonial e estendeu-se até o final do Império. Iniciou-se no século XVI com a produção de açúcar, onde negros africanos eram trazidos para serem usados como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar.
Saiba mais sobre a escravidão em: brainly.com.br/tarefa/12621053
Bons estudos!