Respostas
Resposta:
Historicamente, as expressões culturais mais tradicionais do Estado de São Paulo possuem origem em três matrizes socioculturais: a indígena, a portuguesa e a africana.
Dos portugueses, herdamos os costumes e folias com características mais religiosas. Como exemplo, podemos citar as danças executadas nas celebrações de festas juninas e festas do Divino Espírito Santo.
A herança da cultura africana é um traço muito forte nas danças consideradas típicas em terras paulistas. Muitas dessas manifestações populares são acompanhadas por músicas e cantorias ritmadas pelo batuque, termo genérico que designa as danças e coreografias apoiadas por instrumental de percussão.
Em relação à cultura indígena, sua presença é mais discreta. Há indícios dessa influência em algumas danças e folguedos, como o catira e cururu. Alguns historiadores consideram essas práticas como adaptações de danças nativas, derivadas das práticas culturais ainda do tempo em que os jesuítas realizavam o trabalho de catequese dos povos indígenas.