Respostas
Polar – Abrange o norte da Escandinávia até áreas setentrionais da Rússia. Os invernos são longos e frios, com temperaturas inferiores a 0 °C, chegando a atingir –60 °C. Os verões são curtos, com temperaturas que variam entre 16 °C e 21 °C. Nas áreas litorâneas, no extremo norte, o congelamento do mar é característico, exceto nas localidades atingidas pela corrente do Atlântico Norte.
Temperado oceânico – Característico do litoral entre o norte de Portugal e a Noruega e também nas ilhas Britânicas. Apresenta elevados índices pluviométricos, principalmente no inverno e na primavera, e amplitudes térmicas pouco acentuadas. É o clima mais influenciado pela corrente do Atlântico Norte.
Temperado continental – Típico das regiões da Europa Central e Oriental, apresentando índices pluviométricos menores, com inverno seco e frio (–20 °C) e verões chuvosos e quentes (23 °C). As amplitudes térmicas são mais acentuadas.
Mediterrâneo – Típico da Europa Meridional, abrangendo o sul da França, Itália, Grécia, Portugal e Espanha. Apresenta verões quentes e secos, devido à forte atuação dos ventos saarianos Simum e Siroco, e invernos chuvosos. Curiosamente, o clima mediterrâneo apresenta características inversas às do tropical típico, caracterizado por verões chuvosos e invernos secos.
Frio de montanha – O clima frio de montanha domina onde se localizam as áreas que apresentam as maiores altitudes do continente europeu, das quais se destacam os Alpes, os Cárpatos e os Alpes Escandinavos. Nessas localidades, as temperaturas médias anuais podem variar entre 4 °C e –10 °C.