1. Sobre a linguagem utilizada pelo médico ao falar com o paciente, é correto afirmar que *
1 ponto
Imagem sem legenda
a) ele usa a linguagem coloquial, que assusta o paciente porque descreve o problema em detalhes.
b) do primeiro ao último quadrinho o médico não consegue explicar ao paciente de maneira simples o que ele realmente tem.
c) o médico utiliza a linguagem informal, enquanto o paciente utiliza a linguagem formal, o que dificulta a comunicação.
d) as palavras técnicas utilizadas pelo médico no primeiro quadrinho prejudicam a comunicação entre ele e o seu paciente.
Leia o texto abeixo.
Depois responda a questão que segue.
Palavras jogadas fora
Quando criança, convivia no interior de São Paulo com o curioso verbo pinchar e ainda o ouço por lá esporadicamente. O sentido da palavra é o de “jogar fora” (pincha fora essa porcaria) ou “mandar embora” (pincha esse fulano daqui). Teria sido uma das muitas palavras que ouvi menos na capital do estado e, por conseguinte, deixei de usar. Quando indago às pessoas se conhecem esse verbo, comumente escuto respostas como “minha avó fala isso”. Aparentemente, para muitos falantes, esse verbo é algo do passado, que deixará de existir tão logo essa geração antiga morrer.
VIARO, M. E. Língua Portuguesa, n. 77, mar. 2012 (adaptado)
2. A variação da língua é o resultado das mudanças constantes que ela sofre. As alterações envolvem fatores geográficos, sociais, profissionais, situacionais e históricos. No texto "Palavras jogadas fora", existe uma reflexão sobre *
1 ponto
a) como algumas palavras desaparecem com o passar do tempo.
b) como algumas palavras são usadas apenas em algumas profissões.
c) como a palavra “pinchar” é usada apenas na capital de São Paulo.
d) como uma palavra que não tem nenhum significado pôde existir um dia.
Respostas
Resposta:
D
A
Explicação:
confia na mae
1. Sobre a linguagem utilizada pelo médico ao falar com o paciente, é correto afirmar que as palavras técnicas utilizadas pelo médico no primeiro quadrinho prejudicam a comunicação entre ele e o seu paciente. Letra D.
Ao conversamos com alguém, antes de mais nada, antes mesmo de estabelecer um assunto, é necessário fazer uma análise da situação, de forma que possamos escolher as melhores palavras e deste modo, garantir que nosso interlocutor nos compreenda.
Mais do que educação, essa empatia estabelece respeito entre as pessoas envolvidas na conversa, de modo que não aconteçam mal entendidos.
No caso do quadrinho em questão, vemos que o médico nem mesmo se preocupa em não assustar seu paciente num primeiro momento, utilizando-se de termos médicos fora da realidade daquela pessoa.
2. No texto "Palavras jogadas fora", existe uma reflexão sobre como algumas palavras desaparecem com o passar do tempo. Letra A.
Algumas palavras desaparecem e novas palavras surgem em nosso vocabulário, este fenômeno é constante nos idiomas em geral, isso porque a língua é feita pelos falantes, e nós decidimos as palavras que desejamos ou não usar.
Aprenda mais sobre temas relacionados:
https://brainly.com.br/tarefa/39104560
Bons estudos!