01. As cruzadas, expedições religiosas que ocorreram entre os séculos XI e XIII e tinham como objetivo principal a reconquista da Terra Santa, que estava sob domínio turco muçulmano, e que contavam com a participação de vários setores da sociedade medieval (religiosos, comerciantes, nobres e camponeses) influenciaram decisivamente na história da Europa na Baixa Idade Média. Podemos citar com umas das consequências desse movimento: *
1 ponto
a) a reunificação das Igrejas Católica e Ortodoxa, separadas em 1054 pelo Cisma do Oriente. O objetivo principal das Cruzadas era reunificar as duas vertentes do cristianismo. Esta reunificação foi atingida com as Cruzadas, a partir de então só passou a existir uma Igreja Cristã no mundo, a católica.
b) um novo Cisma (divisão)no cristianismo com o início da Reforma protestante. Esse cisma foi causado pelas Cruzadas. A Reforma Protestante fez surgir novas igrejas que substituíram por completo a religião católica na Europa.
c) a conquista dos lugares sagrados do cristianismo situados na Ásia Ocidental. A Igreja Católica reconquistou o direito de administrar Israel e a Terra Santa. Para garantir e efetivar esse domínio tornou Israel sede da Igreja Católica. É nesse país que, atualmente, reside o Papa.
d) a “reabertura” do Mediterrâneo, que, possibilitando a reativação dos contratos entre Ocidente e Oriente, intensificou o renascimento comercial e urbano na Europa. Esse era o principal objetivo dos comerciantes que participaram para as Cruzadas : obter uma rota de comércio para buscar as ricas especiarias do Oriente e comercializá-las na Europa.
2) As cruzadas, expedições que ocorreram entre os séculos XI e XIII foram responsáveis por diversas transformações na Europa, como, por exemplo, o declínio da Idade Média. Esse período da história que inicia-se no século V, com a queda do Império Romano, termina por volta do século XV. Sobre as consequências das cruzadas assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a) Enfraquecimento da nobreza guerreira, que se endividou e perdeu parte de seus membros nas Cruzadas. A Nobreza, que durante o período medieval foi uma grande detentora de poder, se enfraquece com as cruzadas, ao mesmo tempo há a ascensão dos comerciantes que deram origem à burguesia.
b) Menor participação dos europeus no comércio de especiarias e artigos de luxo orientais pelo mar Mediterrâneo, que era controlado pelos muçulmanos. Os muçulmanos mantiveram o controle das rotas comerciais durante séculos, só abriram o comércio pelo mediterrâneo ao fim da Segunda Guerra Mundial.
c) As Cruzadas provocaram um grande desabastecimento na Europa, marcando o declínio da Idade Média e o fortalecimento do poder dos senhores feudais, que passaram administrar vastas regiões na Europa, uma vez que as Cruzadas houve o deslocamento de um grande contingente populacional para a Ásia.
d) Uma das principais consequências das Cruzadas foi o declínio populacional europeu devido a mortalidade que elas causaram. Essa diminuição populacional permitiu a dominação do território europeu por outros povos, em especial os povos do Oriente que se estabeleceram nas principais cidades europeias.
Respostas
Resposta:
1)d
2)a
Explicação:
...................
1 - Uma das consequências das Cruzadas foi a d) a “reabertura” do Mediterrâneo, que, possibilitando a reativação dos contratos entre Ocidente e Oriente, intensificou o renascimento comercial e urbano na Europa. Esse era o principal objetivo dos comerciantes que participaram para as Cruzadas : obter uma rota de comércio para buscar as ricas especiarias do Oriente e comercializá-las na Europa.
As Cruzadas, expedições religiosas, tinham como principal motivação os interesses religiosos que buscavam uma busca pelo controle do Santo Sepulcro e das regiões que estão em volta e são sagradas localizadas na Palestina.
As consequências diretas desse movimento foi a possibilidade de travar novos contratos entre o Oriente e o Ocidente por meio da reabertura do Mediterrâneo.
2 - Uma das consequências das cruzadas foi a) Enfraquecimento da nobreza guerreira, que se endividou e perdeu parte de seus membros nas Cruzadas. A Nobreza, que durante o período medieval foi uma grande detentora de poder, se enfraquece com as cruzadas, ao mesmo tempo há a ascensão dos comerciantes que deram origem à burguesia.
Nas questões que envolvem a economia, o enfraquecimento da nobreza guerreira foi um dos pontos das cruzadas. O movimento possibilitou saques que enriqueceram nobres sem terras e que a partir disso poderiam conseguir mais terras e riquezas.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/2418077
Espero ter ajudado.