a.
O que foi a Contrarreforma? Por quais motivos ela aconteceu?
b.
O que foi o Concílio de Trento?
Respostas
Resposta:
A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica ao avanço da Reforma Protestante em meados do século XVI. O clero se reuniu no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, no qual reforçou a doutrina católica, tão questionada pelas novas igrejas cristãs; a infalibilidade do Papa e o investimento na formação de padres missionários para levar a mensagem católica para outras regiões do mundo.
Outras medidas da Contrarreforma foram a proibição da circulação de livros que fossem contrários ao pensamento católico e a instituição do Tribunal da Santa Inquisição, que julgou aqueles considerados hereges, sendo alguns condenados à morte na fogueira em praça pública. Tanto a Reforma como a Contrarreforma tiveram consequências na Europa e em outras regiões do mundo.
Leia também: John Wycliffe – precursor da Reforma Protestante
Contexto histórico da Contrarreforma
Estátua de Lutero localizada em Frauenkirche. O reformador é representado segurando a Bíblia, pois foi ele quem a traduziu do grego para o alemão.
Estátua de Lutero localizada em Frauenkirche. O reformador é representado segurando a Bíblia, pois foi ele quem a traduziu do grego para o alemão.
A Europa do começo do século XIV se agitava por conta da Reforma Protestante. Quando o padre agostiniano Martinho Lutero afixou as 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, não se imaginavam as consequências daquele ato. O religioso questionava práticas do clero católico, como a cobrança de indulgências, afinal, o fiel não precisava mais se arrepender dos pecados para obter o perdão, mas sim depositar algumas moedas nos cofres das igrejas que a alma já estava absolvida. Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X e considerado herege por Carlos V, imperador do Sacro Império Germânico.
Explicação:
Resposta:
a) A contrarreforma foi a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo Europeu.
b) O concílio de Trento foi uma reunião (um conselho) de cunho religioso convocado pelo Papa na cidade de Trento para combater o avanço do protestantismo.
Explicação: