b) O mapa mostra que a maior parte das migrações acontece no interior da África e que há um grande fluxo populacional em direção à África do Sul. Levantem uma hipótese: o que explicaria essa movimentação?
c) Pesquisem por informações que possam explicar as causas das migrações no Sudão e redijam um breve texto sobre a situação atual desse país.
Respostas
Resposta:
pelas guerras e pela a pobreza
Explicação:
por causa da África fazer fronteira com o oriente
b) O quadro de instabilidade política, pobreza, guerras civis e dificuldades climáticas; além da proximidade geográfica e do fim do Apartheid.
c) Conflitos étnicos e religiosos podem explicar as causas das migrações no Sudão.
Processos de independência na África
b)
O intenso deslocamento populacional no interior do continente pode ser explicado pelo quadro de instabilidade política, pobreza, guerras civis e dificuldades climáticas que caracteriza grande parte da África nos dias atuais. Esse difícil cenário em grande parte remonta à política de espoliação promovida pelo colonialismo.
Porém, esse não seria o único motivo. A política de favorecimento de grandes empresas e dos interesses econômicos das potências internacionais, que em muitos casos continua sendo colocada em prática pelas elites nacionais governantes, têm colaborado para criar no
continente um cenário permanente de exclusão social, guerras civis e pobreza.
Por ser a primeira economia do continente, a África do Sul converteu-se no principal destino de angolanos, moçambicanos e zimbabuanos que buscam fugir de secas, falta de trabalho e outras dificuldades encontradas em seus países. A proximidade geográfica e o fim do regime do apartheid também ajudam a explicar esse deslocamento populacional em direção à África do Sul.
c)
No Sudão, conflitos étnicos e religiosos vêm provocando grandes migrações populacionais em direção ao sul e aos países vizinhos desde 1956, quando o Sudão se tornou independente do domínio anglo-egípcio. Em 2011, um referendo popular separou o norte, de maioria muçulmana, do sul, de maioria cristã.
No entanto, os conflitos étnicos e as fronteiras ainda indefinidas ajudam a criar uma massa de deslocados e refugiados dos dois lados. Calcula-se que, atualmente, existam milhares de pessoas vivendo em campos de refugiados da ONU dentro do país e até mesmo em países vizinhos. O Sudão é ainda palco de outro conflito, no oeste, na região de Darfur.
Populações não muçulmanas que lutam para se separar do Sudão são alvos de ataques promovidos por milícias islâmicas, causando uma grave crise humanitária, agravada por alterações climáticas.
Mais sobre os processos de independência na África em:
https://brainly.com.br/tarefa/7285026
https://brainly.com.br/tarefa/52841768
#SPJ5