Respostas
Resposta:
alexandrinos, passando pela edição de Stephanus da Poiesis Philosophica (1573) até a grande compilação de filósofos ar-caicos de Friedrich Wilhelm August Mullach Fragmenta Philo-sophorum Graecorum (1860) seguida da coletânea de Hermann Diels Poetarum Philosophorum Fragmenta (1901), vinculou
Explicação:
PREFÁCIOOs filósofos poetasA filosofia surge, na Grécia, em meio a um fecundo diá-logo e uma calorosa disputa entre valores e formas de conhe-cimento. Diálogo e disputa que são entretidos com as formas tradicionais de educar e conhecer, sobretudo a poesia épica, mas também a poesia lírica, a órfica, a trágica, as tradições oraculares e outras formas de expressão e de linguagem. Os primeiros filósofos nascem diretamente destas tradições dis-cursivas, e muitas vezes mantêm elementos formais e tam-bém conteúdos similares a esta origem – ao mesmo tempo em que frequentemente assumem uma posição de distancia-mento e confronto face às mesmas.Uma longa tradição, que já vem desde os comentadores alexandrinos, passando pela edição de Stephanus da Poiesis Philosophica (1573) até a grande compilação de filósofos ar-caicos de Friedrich Wilhelm August Mullach Fragmenta Philo-sophorum Graecorum (1860) seguida da coletânea de Hermann Diels Poetarum Philosophorum Fragmenta (1901), vinculou for-temente os primeiros filósofos a suas origens poéticas, tan-to que os denominava “Poetas Filósofos”. Esta denominação tinha em geral, porém, uma conotação pejorativa, de viés positivista: tratavam-se ainda de protofilósofos, pensadores que falavam por meio de alegorias, porque não teriam ainda desenvolvido a linguagem madura da filosofia e da ciência. Somente com a obra maior de Hermann Diels, Die Fragmente der Vorsokratiker, a partir do início do séc. XX com contínuas revisões feitas por ele e Walter Kranz até 1952, estes filóso-fos passaram a ser denominados canonicamente como “filó-sofos pré-socráticos”. Contudo, o tom de classificá-los como aspirantes à filosofia não se alterou, visto que ser anterior a Sócrates ainda é visto como anterior ao paradigma clássico da filosofia. Mas ressoa ainda, por todo o séc. XX, a relação que Nietzsche lhes imprimiu com a poesia trágica, desfazendo o preconceito positivista que vê a ciência como uma supera-ção dos mitos e da poesia. De fato, a filosofia dos primeiros filósofos faz parte de uma grande .