7. (Fuvest) O descontentamento do Exército, que culminou na Questão Militar no final do Império, pode ser atribuído:
Respostas
Sua questão está incompleta, mas encontrei as alternativas na internet.
A resposta correta é a letra e) à predominância do poder civil que não prestigiava os militares e lhes proibia o debate político pela imprensa..
Os militares viam-se excluídos da vida política, embora tivessem importância marcante na sociedade, principalmente em sua atuação na Guerra do Paraguai.
Um abraço!
As alternativas são:
a) às pressões exercidas pela Igreja junto aos militares para abolir a monarquia.
b) à propaganda do militarismo sul-americano na imprensa brasileira.
c) às tendências ultrademocráticas das forças armadas, que desejavam conceder maior participação política aos analfabetos.
d) à ambição de iniciar um programa de expansão imperialista na América Latina.
e) à predominância do poder civil que não prestigiava os militares e lhes proibia o debate político pela imprensa.
A é falsa. O grande "guia" ideológico e político dos militares na época era o positivismo lógico francês (que, por sua vez, defendia uma posição bastante distante da religião), e não o catolicismo.
B é falsa. A circulação destas ideias não só não era comum como era francamente proibida na imprensa nacional, uma vez que eram associadas com os ideias de Simón Bolívar e, portanto, com a queda da monarquia.
C é falsa. Os militares tinham interesses e vocações republicanas, mas não eram propriamente democratas, tendo sido o voto dos analfabetos proibido mesmo depois da Proclamação da República.
D é falsa. Tinham como bandeira principal a defesa da ideia de que o progresso econômico e social dependia de reforma política profunda, e não o expansionismo.
E é verdadeira. Os militares (de baixa patente) eram, à época, proibidos de votar e não podiam se manifestar na imprensa, de modo que seus ideais positivistas eram, em grande parte, ignorados pela política nacional e a classe se sentia desprestigiada.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/19705281