Leia o texto abaixo.
Tubarões estão ‘funcionalmente extintos’ em 20% dos recifes, diz pesquisa
A população de tubarões – os temidos predadores dos mares – caiu, segundo um novo estudo.
Uma pesquisa publicada na revista científica Nature diz que a pesca é responsável pela diminuição da quantidade de tubarões em muitos dos recifes de coral do mundo.
A partir de uma rede de câmeras subaquáticas, os pesquisadores descobriram que os tubarões estavam “funcionalmente extintos” em 20% dos recifes pesquisados.
Uma espécie é “funcionalmente extinta”, segundo classificação da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, quando sua população reduzida não mais representa um papel significante no ecossistema ou quando a população de reprodutores é tão pequena que ela não é mais capaz de se sustentar.
Os pesquisadores culpam as técnicas de pesca “destrutivas e não sustentáveis” pelos problemas que identificaram em 58 países.
“Os tubarões estavam quase completamente ausentes dos recifes em vários países”, diz o estudo. [...]
P080539I7_SUP
Pesquisadores estudaram tubarões em 371 recifes ao longo de quatro anos.
BBC. Tubarões estão ‘funcionalmente extintos’ em 20% dos recifes, diz pesquisa. 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2020. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento. (P080539I7_SUP)
Nesse texto, no trecho “... sua população reduzida não mais representa um papel significante no ecossistema ou quando a população de reprodutores é tão pequena...” (4º parágrafo), o termo destacado estabelece uma relação
a) adversativa.
b) alternativa.
c) conclusiva.
d) explicativa.
Henrique1002Oficial:
qual é
Respostas
respondido por:
9
Letra( D) explicativa essa aula eu me lembro
respondido por:
2
Resposta:
(B) Alternativa
Explicação:
Por que ele pode alternar em, sua população reduzida não mais representa um papel significante no ecossistema, (ou) quando a população de reprodutores é tão pequena...
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás