• Matéria: Sociologia
  • Autor: vhcmilena
  • Perguntado 9 anos atrás

no século XIX o naturalista britanico charles darwin propos uma teoria para explicar a evolução e seleçao natural das espécies que revolucionou o pensamento científico da epoca. os estudos das sociedades nao europeias tambem se desenvolveram nesse periodo, marcados por teorias evolucionistas. explique como, de acordo com essas correntes de pensamento, as diferenças entre as sociedades eram percebidas.

Respostas

respondido por: ricaom
579
Temos que analisar os vários pensamentos sobre a evolução e seleção natural das espécies, contudo, temos de observar o pensamento dos europeus e não europeus. Dentro desta visão particular e, naturalmente, complexa, as sociedades não-europeias, tais como as africanas e as asiáticas, eram vistas e entendidas como sociedades em um grau inferior de desenvolvimento e evolução, ou seja, inferiores à européia. Eram vistas como “fósseis vivos”, isto é, exemplares de estágios anteriores, “primitivos”, do passado da humanidade. 
respondido por: Matheusieti
109

A antropologia evolucionista se baseava nas teorias de Charles Darwin.

Deste modo, os antropólogos dessa escola considerava, a sociedade europeia da época como o apogeu de um processo evolucionário.

Além disso, seu entendimento colocava os demais grupos como  as sociedades aborígines tidos como exemplares primitivos da civilização.

A afirmação da cultura Europeia se afirmar maior que as culturas de matrizes africanas, partiu do choque entre as culturas individuais e coletivas desses povos, assim como os crimes de preconceito ao redor do mundo e a abominação a população indígena por serem julgadas como primitivas também são um bom exemplo deste entendimento evolucionista.

Caso tenha interesse sobre o que é antropologia:

https://brainly.com.br/tarefa/1833834

Anexos:
Perguntas similares