A energia é a capacidade de realizar trabalho. Nas células, a energia é utilizada para realizar vários trabalhos, como ativação de reações endergônicas das vias de biossíntese, transporte ativo de substâncias através da membrana plasmática e movimento (flagelos, cílios e contração muscular). A energia para o trabalho celular é proveniente da molécula trifosfato de adenosina (ATP).
Considerando o contexto apresentado pelo texto e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as seguintes afirmativas:
I. A regeneração do ATP depende da energia livre liberada pelas reações exergônicas e dos elétrons gerados nas reações de oxidação das fontes energéticas.
II. A molécula de ATP libera energia quando as ligações químicas dos três grupos fosfato forem rompidas, originando a molécula de monofosfato de adenosina.
III. O ATP é composto por 3 grupos fosfato, ribose (monossacarídeo) e adenina (base nitrogenada).
IV. A energia liberada pelo ATP ativa as reações endergônicas, em geral, envolvendo a fosforilação de moléculas, como ocorre na via glicolítica.
Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
I e II, apenas.
b.
II e IV, apenas.
c.
II, III e IV, apenas.
d.
I, II e III, apenas.
e.
I, III e IV, apenas. (correta)
Respostas
Resposta:
e.
I, III e IV, apenas.
Explicação:
Com base nas informações sobre a energia das células é a capacidade de realizar trabalho nelas, essa energia é utilizada para realizar diversos trabalhos, como ativação de reações energéticas de via biossíntese, transporte ativo de substâncias através da membrana. A energia para o trabalho celular vem da molécula de adenosina fosfato (ATP), podemos dizer que as afirmativas corretas são apenas a letra e) I, III e IV.
Trifosfato de adenosina (ATP)
É um mecanismo nas células que fornece o acúmulo e a liberação de energia da célula. Também é conhecido como Natura Retrativo, pois causa ativação celular.
O ATP conduz vários processos celulares diferentes; As três principais via em eucariontes são:
- Glicose.
- Fosforilação oxidativa (ciclo do ácido cítrico).
- Beta-oxidação.
Indicando assim que a causa geral da oxidação da glicose em dióxido de carbono, a mistura das via 1 e 2, conhecidas como respiração celular, e a produção de ATP num eucarionte aeróbico não fotossintético, origina-se principalmente das mitocôndrias, que detetam quase 25% da (volume) de uma célula.
O ATP está presente em todas as células vivas que fornece energia para muitos processos metabólicos e está envolvido na produção de RNA.
Saiba mais sobre células em: https://brainly.com.br/tarefa/33134065
#SPJ2