a) Na tirinha, o efeito de humor é provocado por uma situação que envolve a vida de um estudante. Explique-a.
b) De acordo com o contexto da situação comunicativa, é possível afirmar que a resposta da personagem é adequada? Comente sua resposta.
c) Identifique o conteúdo tratado no quadro da sala de aula, no primeiro quadrinho, e explique a relação entre esse assunto e a resposta dada pela personagem no terceiro quadrinho.
d) Em sua opinião, por que, no quadro da sala de aula, o terceiro exemplo foi desconsiderado e marcado? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
a) A personagem volta para casa após uma aula de Gramática, mais especificamente sobre sujeito; diante da pergunta da mulher “Quem chegou?”, o rapaz responde: “Sujeito indeterminado!”, o que permite concluir que ele está tão cansado ou tão confuso (ou ambas as coisas), que chega a não se identificar e a se reconhecer segundo o conceito de sujeito indeterminado.
b) Espera-se que o aluno responda que sim e justifique retomando o conceito de sujeito indeterminado.
c) Pelos exemplos do quadro, a aula tratava do conceito de sujeito indeterminado. Como o rapaz estava cansado ou confuso, não consegue se identificar, como se não se reconhecesse ou se sentisse indeterminado, daí ter-se anunciado pela indeterminação.
d) No terceiro exemplo, não há caso de sujeito indeterminado, e sim um caso de desvio de concordância em uma oração na voz passiva, com sujeito simples e determinado: “vende-se casas” em lugar de “vendem-se casas”.Explicação: FLW