• Matéria: Física
  • Autor: IGORCRDS
  • Perguntado 4 anos atrás

a madeira poder sofrer alterações moleculares?​

Respostas

respondido por: MrEloizeS
0

Resposta:

Visto que são moléculas enormes, esses polímeros que constituem a madeira não podem se mover com facilidade. Além disso, veja que as moléculas de β-glicose que compõem a celulose possuem grupos hidroxila (─ OH). Esses grupos realizam ligações de hidrogênio entre si, que é o tipo de força intermolecular mais intensa, mantendo o polímero bastante unido.

Explicação:

Ligações de hidrogênio entre moléculas que compõem o polímero da celulose*

Desse modo, para romper essas ligações, teríamos de inserir uma energia muito grande no sistema, ao ponto de a madeira se decompor antes mesmo de derreter e, então, não ser mais madeira.

Assim, quando queimada, a madeira passa por uma reação química, que é mais do que uma simples mudança de estado físico. Suas moléculas acabam se quebrando e recombinando com o oxigênio presente no ar, formando então novas substâncias, como o gás carbono e a água.No estado sólido, as partículas se encontram mais unidas, sem muita liberdade de movimento. Já no estado líquido, as partículas possuem mais liberdade e podem se movimentar.

Acontece que grande parte da madeira (50%) é feita de celulose, que é na verdade um polímero. Um polímero é formado pela união de várias moléculas, chamadas monômeros. No caso da celulose, ela é formada pela união de centenas de moléculas de β-glicose, como mostrado abaixo. A celulose possui então a fórmula (C6H10O5)n e atinge massas moleculares de ordem de 400.000 u.

Perguntas similares